quarta-feira, 7 de julho de 2021

ESPAÇO CIDADÃO CRIADO NA JUNTA DE FREGUESIA DE LANHESES (Viana do Castelo)


 

Foto doLethes

             Foi oficializado na segunda-feira dia 5 de julho corrente o protocolo da instalação na sede da Junta de Freguesia de Lanheses, concelho de Viana do Castelo, do ESPAÇO CIDADÃO, validado pelas assinaturas dos presidentes da Câmara Municipal concelhia e da Junta de Freguesia, respetivamente José Maria Costa e Filipe Rocha, estando presentes o vice-presidente da edilidade vianense e o secretário da Junta lanhesense.

       O ESPAÇO CIDADÃO é um serviço público de atendimento digital que vai ser desempenhado por um trabalhador especializado a contratar, o qual, "além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permite tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação. Estes espaços também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado, servindo melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais"(sic).

  Nos termos do protocolo ora assinado o Município da tutela obriga-se a delegar na Junta de Freguesia as obras necessárias à instalação e apetrechamento do local, comprometendo-se ainda a prestar apoio-técnico financeiro e a fiscalizar a obra.

       Na nota de imprensa do Gabinete de Informação e Imagem da CM, divulgada pela autarquia, confere ao espaço criado o fim de aproximar os cidadãos ao serviço público conferindo-lhe maior comodidade na utilização, proximidade e melhoria de serviço e racionalização nos custos da Administração Pública.  

        À semelhança do que já se vem fazendo no Espaço Cidadão da União das freguesias de Barroselas e Carvoeiro, o serviço em Lanheses terá balcão único e disponibilizará variados serviços de diferentes entidades "que lhes permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública" (sic). 

      Este novo serviço público vem de encontro às necessidades mais prementes e úteis da população de Lanheses, há muito tempo reclamado, dado o distanciamento em relação à sede do concelho a que pertence sendo a freguesia mais afastada situada a oriente, facultando-lhe a partir de agora a possibilidade de economizar gastos no tempo e nos encargos em  deslocação a que anteriormente era sujeita para tratar situações a que não poderia escusar-se. 

"De frisar que a rede de Espaços Cidadão constitui, nos termos do decreto-lei nº 74/2014, de 13 de maio, alterado e republicado pelo decreto-lei nº 105/2017, de 29 de agosto, uma oferta de atendimento complementar à prestação digital de serviços públicos, garantindo o seu caráter inclusivo, não visando substitui-los" (sic).

  

Haja esperança de que esta mais-valia para LANHESES tida como ESPAÇO DO CIDADÃO seja efetivamente real e se converta num fator relevante para o progresso e de modernização das estruturas públicas da Freguesia.

 

Foto de cortesia

Remígio Costa




1 comentário:

  1. Excelente notícia para Lanheses.
    Vai ter alguém a 100% a receber a população?

    ResponderEliminar

GOSTAS DE FRANCESINHAS?

  GOSTAS DE FRANCESINHAS?     Não há como a francesinha P’ra acalmar o apetite, É gostosa, bonitinha, E não fui só eu que diss...