sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

BORDA D'ÁGUA, O VERDADEIRO ALMANAQUE.

   

   
    Tem a respeitável idade de 90 anos, o "Borda d'Água, o Verdadeiro Almanaque"! Na era da tecnologia virtual, em que (quase) toda a informação  passa, a cada momento, pelo recurso massivo a sofisticados computadores, credibilizar dados informativos de uma publicação popular em papel sobre previsões do tempo que vai fazer nas quatro estações de 2019, é um pouco como voltar ao passado distante e recordar os métodos empíricos a que recorriam os nossos antepassados.

    Nas doze folhas que compõem aquele libreto há, porém, há uma larga panóplia de muitas outras informações úteis, quiçá mais fáceis de aceitar e, designadamente, confiar. Ali se indicam as alturas certas do ano de muitas plantações hortícolas, sementeiras, podas de árvores e o seu tratamento, instruções sobre jardinagem, as festas do ano, o santo do dia, as luas, a hora do nascer e por do sol, as feiras que se realizam no país, o oráculo de cada mês, o calendário do ano com os feriados e dias das celebrações religiosas, enfim, uma pequena enciclopédia de curiosidades úteis a que qualquer um pode recorrer sem se enganar na tecla, de carregar a bateria ou de avaria arreliadora.

   E faz, também, o Juízo do Ano.

   Talvez por nostalgia ou para manter uma tradição que sigo desde há muitos anos, tenho comigo a edição do Borda d'Água 2019, "reportório útil a toda a gente".

   

Sem comentários:

Enviar um comentário

ONTEM E HOJE DA FESTA EM HONRA DE SANTO ANTÃO

                                                                    2024          Há uma diferença irreparável entre o que foi e agora não é...