domingo, 30 de novembro de 2025

INCRÍVEIS PESSOAS COMUNS, II VOLUME, DE VASCO AMORIM ARAÚJO, Diretor Executivo na Obra Social de Lanheses





          INCRÍVEIS PESSOAS COMUNS, é o II volume da autoria do Doutor Vasco Amorim, Diretor Executivo no Centro Paroquial e Social da Freguesia de Lanheses, concelho e distrito de Viana do Castelo. Nesta segunda Obra constam trinta e uma descrições de vida de pessoas comuns, de diferentes localidades do país, nas quais coadjuvou um grupo de elementos voluntários da Obra Social. Esta foi a Obra apresentada na sessão ocorrida na Vila de Darque, no passado dia 22 do mês corrente, com o sucesso já conhecido.

         "Este projeto nasceu para dar voz a quem tantas vezes fez do anonimato a sua forma de vida e para mostrar que o envelhecimento pode -e deve- ser vivido com dignidade, reconhecimento  e afeto". 

 

         É uma Obra que merece ser conhecida independentemente da idade e condição do leitor. São lições de vida, que podem igualar ou superar a de cada um de nós, assertivo no conteúdo para ser lido no seio familiar nesta quadra natalícia que está a chegar.


         Remígio Costa

        


 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

PROJETO DA OBRA SOCIAL DE LANHESES GALARDOADO COM MENÇÃO HONROSA DA FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA

 
     Esq.: Nelson Lopes, Manuela Castro, Vasco Araújo, Daniel da Silva Rodrigues e Luís Grenho.
 
 
        Uma delegação da Obra Social e Paroquial da Freguesia de Lanheses, composta por Vasco Araújo e pelo padre Daniel da Silva Rodrigues, coordenador e presidente da Obra Social e Paroquial,respetivamente, acompanhados pela Junta de Freguesia eleita constituída por Luís Grenho, presidente, Nelson Lopes e Manuela  Castro, deslocou-se no domingo dia 23 do corrente ao Porto com vista a receber uma menção honrosa na 16ª edição do Fundação Manuel António da Mota, organismo que distingue os melhores projetos nacionais de inovação social, no âmbito do Projeto denominado ELISA, uma assistente virtual baseada em inteligência artificial (IA)criada para apoiar as IPSS " nos desafios operacionais, técnicos e normativos" (sic), decorrente de uma parceria com a Microsoftt Portugal, a Visual Thinkilng e o apoio da Diocese de Viana do Castelo, desenvolvido pelo Centro Paroquial e Social, sob a liderança de Vasco Araújo. Trata-se.pois, de uma ferramenta que alimenta respostas claras e atualizadas em linguagem natural, "  capazes de contribuir para a modernização do setor social". 
     Este trabalho inédito que o Coordenador da Obra Social e Paroquial Dr. Vasco Araújo, sob o nome de Incríveis  Pessoas Comuns  está plasmado em duas obras literárias no qual constam as histórias de via de catorze, o primeiro e trinta e uma vidas, o segundo, de pessoas idosas de ambos os sexos relataram em entrevista voluntariamente o decurso das suas longas vidas, ficando prevista a publicação do terceiro voluma para agosto de 2026.

     A ferramenta fornece, em linguagem natural, respostas claras e atualizadas, baseadas em fontes oficiais e interpretadas por um motor de IA convencional. Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promove a educação de qualidade, o trabalho digno, a redução das desigualdades e a eficácia das instituições.

    Esta distinção é motivo de enorme orgulho para Lanheses: uma solução inovadora, criada na nossa freguesia, reconhecida a nível nacional pelo seu impacto e contributo para o futuro das IPSS.
Um dia verdadeiramente significativo. Lanheses, Vila Histórica, reconhece e celebra este percurso de excelência. 
   Aguarda-se a continuidade sem recuo de mais êxitos e elevação do mérito aos seus promotores.
 
remigiocosta@sapo.pt
 
 
 
TEATRO AMADOR DE LANHESES (ATAL)
 
                 Estava previsto para os dias 28 e 29 do mês de novembro o regresso do Teatro Amador ao Auditório Gabriel Gonçalves, na Sede da Junta de Freguesia, com a peças teatral "A Pior Aldeia de Portugal", um espetáculo para todo público, de humor, talento e criatividade.
                Espera-se um Auditório repleto nas duas sessões a realizar.

remigiocosta@sapo.pt

 



 
 
 

 


 

terça-feira, 25 de novembro de 2025

OBRA SOCIAL E PAROQUIAL DE LANHESES OBTEVE UMA MENÇÃO HONROSA DO PRÉMIO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA

 

            Da esquerda para a direita: Nelson Lopes, Manuela Rodrigues Castro, Vasco Araújo, padre Daniel da Silva Rodrigues e  Luís Grenho.      

             Após o sucesso da apresentação do segundo volume do livro "Incríveis Pessoas Comuns", na sessão que decorreu no Auditório Paulo VI na Vila de Darque, no sábado dia 22 de novembro, uma delegação do  Centro Paroquial e Social de Lanheses formada por Vasco Araújo, Coordenador da Obra Paroquial e Social e o Diretor do Centro padre Daniel da Silva Rodrigues, o presidente da Junta da Freguesia de Lanheses Luís Grenho e de Nelson Lopes e Manuela Rodrigues, membros da mesma Junta,  deslocou-se ao Porto no domingo dia 23 do corrente a fim de receber uma menção honrosa na 16ª edição do Prémio Fundação António da Mota, honra que releva os melhores projetos nacionais de inovação social. 

                 O prémio designado assistente virtual a quem foi dado o nome de  ELISA, deriva da inteligência artificial e foi criada para apoiar as IPSS nos estudos operacionais, técnicos e formativos. Foi desenvolvida em parceria com a Microsoft Portugal e a Visual Thinking, com o apoio da Diocese de Viana do Castelo, cuja ferramenta fornece respostas claras e atualizadas em linguagem natural, contribuindo para modernizar o setor social e capacitar profissionais. 

                 A relevante e merecida menção honrosa atribuída à Obra Paroquial e Social da Freguesia Vila Histórica de Lanheses, concelho e distrito de Viana do Castelo, premeia o trabalho da equipa que vem sendo executado pelo Coordenador da Obra Social, dr. Vasco Amorim Araújo, no Projeto "Incríveis Pessoas Comuns", sobre a qual já publicou dois livros, o último dos quais contém a história de vida de trinta e uma Incríveis Pessoas Comuns.

                 Volume II: Incríveis Pessoas Comuns, de Vasco Amorim Araújo.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

CAMPEONATO DISTRITYAL DA 1ª DIVISÃO DA AFVC - RESULTADOS DA JORNADA 10 E CLASSIFICAÇÃO GERAL

 

 

 
(UDL não aguentou dois golos de vantagem apontados aos 46´e 49' (2-0) da segunda parte  
-
- PIÃES NEM PIOU CONTRA O CARDIELENSE
 
-ATLÉTICO DOS ARCOS   E VALENCIANO NUM EMPATE DE AMIZADE
 
- E O COURENSE CONTINUA À FRENTE
 
 
                            



 

JORNADA 10  - RESULTADOS

Classificação


Campeão - Promoção ao Campeonato Portugal
Qualificação - Taça de Portugal 2026/2027
Despromoção - Caso desçam 2 equipas do CP
Despromoção á 2ª Divisão


 

 

A AURORA QUE FLORESCE COM CENTO E SETENTA ANOS DE VIDA

                          CAPA ESPECIAL DO SEMANÁRIO "A AURORA DO LIMA"      O semanário vianense a "A AURORA DO LIMA" c...