domingo, 22 de dezembro de 2019
PUSERAM O SENHOR DAS NECESSIDADES FORA DA PORTA!
Uma atitude absurda e inadmissível ato de irresponsabilidade lesivo do património cultural religioso da freguesia de Lanheses, sem excluir a censurável indignidade cometida contra a Suprema Divindade que a figura do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades representa para o povo católico da Freguesia de Lanheses, está materializada pela colocação fora da porta à entrada da Capela onde é adorado desde há séculos, de uma estátua em granito de forma avantajada em altura e volume, e de outra respeitante a Santa Eulália, Padroeira da paróquia, erigida perto do Cruzeiro que faz parte da simbologia figurativa religiosa que identifica a Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades como das mais ilustrativas do nosso país.
Esta aberração tem autores e a atitude não pode passar ao lado das pessoas crentes católicos, praticantes ou não, nem pela indiferença cúmplice de quem tem o dever de guardar e preservar o património inalienável que nos legaram os antepassados. Exige-se a explicação pública e a nomeação de quem promoveu esta aberrante ilegalidade intelectual, e em que circunstâncias, bem como o custo e proveniência dos fundos que a suportaram.
Fotos e texto:
Remígio Costa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
CAMPEONATO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO DA AFVC - Resultados e classificação
w - HÁ UM ÂNCORA-PRAIA x UD LANHESES (AINDA) RETIDO NA SECRETARIA - MONÇÃO VEIO A CERVEIRA E PESCOU BOA LAMPREIA ...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Aberrações são vosas excelesias.já o Papa Francisco fala da igreja está atrasa 200 anos.;
ResponderEliminarPAPA FRANÇISCO FALOU ATRASSADOS 200 ANOS PELOS VISTOS E VERDADE.TEMOS QUE SER MAIS MODERNOS,
ResponderEliminarPAPA FRANÇISCO ESTAMOS ATRASSADOS 200 ANOS AFINAL É VERDADE;VAMOS MODERNIZAR. FORA DA PORTA ESTAIS VOS.
ResponderEliminarInaceitável.
ResponderEliminarAtaque Bárbaro ao património Barroco.
O falar de mais é erro!!!
ResponderEliminarPara quê tanta irritação e confusão entre todos?!... Nós vamos "embora" e o mundo fica!!!...Boas festas!!!...nada de turbulência nesta quadra abençoada.
ResponderEliminarBoas festas!!!paz e serenidade entre os homens!!!
ResponderEliminarFrancamente, nao tem nada que fazer! Nem os Santos Escapam! Nao vejo nada errado, para os católicos os santos tanto valem dentro de portas como fora de portas!!! Mas e Lanheses ! (O burro vai a frente o burro vai atras )
ResponderEliminaro problema são sempre os outros . e nós que fazemos ou fizemos nada so por erros naqueles que pelo nenos fazem alguma coisa.são marcus da historia dos nossos dias.bem haja.
ResponderEliminarFui ver! Mas que maravilha! Todos aqueles que tiveram esta brilhante iniciativas eu dou-lhes os meus sinceros parabéns. PARABENS bem hajam!!! A freguesia esta de parans também
ResponderEliminarBoa noite... O povo está mais calmo!!! É bom que assim seja...
ResponderEliminarE que tal enviar umas fotos para a proteção do património?Quem autorizou a colocação?
ResponderEliminarAdorei ver duas estátuas maravilhosas!
ResponderEliminarQue lindo está.
ResponderEliminarQue a próxima confraria tenha muito êxito e no final dos três anos rebente a massa que sobrar numa estátua maior.
Visível pelo menos desde o largo da feira.
Lamentável tanta ignorância.
ResponderEliminarTanta gente aqui a confundir fé com atentado ao património. Ser crente não significa que concordemos com a colocação de qualquer estátua de um santo em qualquer lugar. Na minha opinião, ficou feio, mas o conceito de estética varia de pessoa para pessoa. Mas também não interessa, porque não é isso que está em causa: o que está em causa é o atentado ao património. A nossa capela é única e é património histórico e cultural. Duvido até que seja legal a colocação das duas imagens.
A nossa aldeia é tão rica,//Agora, muito mais rica ficou!!!...// Com duas
ResponderEliminarImagens esculpidas,// As que o povo sempre venerou!!!
Ao de 26 de Dezembro: Mas um ignorante a querere meter a colher na sopa!!!!
ResponderEliminarGraças a Deus!... Já está tudo apaziguado!
ResponderEliminarE Este senhor formado em Arte Sacra, donde e que lhe vem esta arrunzancia escolar? (se a tem)
ResponderEliminarBela capela barroca //
ResponderEliminarcomo jamais se viu //
veio uma mente bacoca //
e de repente a destruiu
Que pensa disto a Junta de Freguesia e o Pároco?
ResponderEliminarQue bom!... Já acabaram as brigas.
ResponderEliminarÉ sempre bom saber que tudo terminou bem.
Esse apelido "mente bacoca" não é merecido!!!...
ResponderEliminarNão é uma briga, é uma discussão de ideias.
ResponderEliminarHá opiniões diferentes mas todos em prol da nossa terra. Da discussão nasce a luz, desde que ninguém falte ao respeito a ninguém.
Tanto erro ortográfico!
ResponderEliminarMas que tem que fazer a capela com as estatuas?
ResponderEliminarBoas Festas!!! Um bom ano para todos!!!
ResponderEliminarMas porque e que o autor do Blog não faz uma sondagem a respeito das maravilhosas estatuas e assim, param os intelectuais de "!!! de bolco" de dar opinioes!!!???
ResponderEliminarUm Bom Ano para todos os comentadores.
ResponderEliminarAnônimo 31 Dezembro explica melhor
ResponderEliminarE lá continuam, lado a lado e em primeiro plano, a tentar roubar protagonismo a quem lá está há séculos e de pleno direito.
ResponderEliminarMesmo as pessoas com menos escolaridade tem direito de comentar erro e averbação que vocês defendem. Isto chamasse dor do que nunca cosegiram fazer.toda a área que envolve os dois adros sempre foi alterada. Bem haja quem mode a história. Ja por isso existem .
ResponderEliminarNão lembro queima velas na estrura da capela. Isso sim mudança no tal barroco que vocês defendem .ou isso são outros interesses. São uma mão inbijossos.até um dia .os empréstimos são problemas muito mais graves.
ResponderEliminarSe o objectivo não fosse a vaidade, as “estátuas” apenas teriam a data de colocação: 2019 em vez de terem 2017-2019, que é para marcar o período de vigência de uma dada Comissão de Festas. É tão fácil perceber.
ResponderEliminar