Uma viúva conhecida por Zeza (filha de Amândio de Sá, já falecido) morreu ontem no incêndio da casa onde morava sozinha no Lugar do Outeiro, junto à capela de São Frutuoso. O fogo terá começado cerca das 18 horas e foi o vizinho Luís Agra Gomes que regressava a casa do trabalho, deu conta da saída de fumo pela parte interior do edifício e que, não conseguindo entrar na linha 112, contatou de imediato a GNR local, tendo esta convocado os bombeiros municipais fazendo de imediato deslocar uma patrulha para junto da casa em chamas.
O incêndio propagou-se rapidamente a toda a habitação com muita violência e os bombeiros vindos de Viana do Castelo, tendo comparecido com a prontidão possível limitaram a sua ação á extinção das chamas, o que conseguiram ao fim de algum tempo. Quando se tornou possível o acesso ao interior depararam com o corpo calcinado da proprietária.
Tratando-se de uma casa intercalada entre habitações e construída por materiais facilmente combustíveis, o sinistro poderia ter atingido proporções de maior dimensão se se estendesse às casas vizinhas o que não viria a acontecer, não obstante a ansiedade e natural pânico que terá gerado nos seus respetivos moradores.
As causas do incêndio estão por esclarecer passando porém a versão dos que conheciam os hábitos da senhora sexagenária de que terá sido causada pela chama de vela que ela usava acender.
A habitação ficou praticamente destruída não havendo memória de um incêndio com estas proporções ter acontecido nesta freguesia.
FOTOS: doLETHES
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário