ESTÁ ESCRITO
(FREGUESIA DE MEIXEDO)
Hoje, dIa 20 de agosto, é feriado no concelho de Viana do Castelo, prosseguindo o extenso Programa da Festa em Honra de Nossa Senhora d'Agonia, com a lindíssima e espetacular Procissão ao Mar, a qual leva numa traineira de pesca Nossa Senhora num ornamentado andor. Saindo da doca das traineiras para o mar, o extenso séquito que se forma Na embarcação principal, entra a seguir no estuário ode o rio Lima abraça o mar, subindo até à ponte Eiffel, donde regressa pela margem direita perante uma repleta e extensa multidão que assiste e aplaude o desfile.
Mas nem tudo neste dia está consagrado à mui famosa e espetacular Romaria vianesa, se atentarmos ao que se passa na área da nossa permanência fixa. Esta tarde, quando eu descia a Avenida Rio Lima, a escassos metros do Parque Verde da nossa freguesia, onde vou e estou frequentemente por algum tempo, constatei haver uma fila de viaturas automóveis estacionadas ao longo da estrada (contei trinta e cinco), e do outro lado, em frente, um numeroso grupo de pessoas que, facilmente, se poderia identificar como confraternização familiar. De máquina fotográfica na mão, ia abeirei-me da mesa do grupo quando uma senhora veio ao meu encontro para me receber e convidar-me a juntar-me aos convivas.
Para minha surpresa logo deparei com uma senhora da Freguesia de Meixedo, que vejo todos os dias aqui em Lanheses, a qual é tratada por dona Anita, e ouvi algumas vozes a pronunciarem o meu nome: olhei e constatei serem dois amigos meus que não vou identificar. Numa breve conversação entre as duas senhoras referidas, fui informado que se tratava de uma reunião familiar que se vem realizando todos os anos por esta altura de férias com a conivência dos familiares residentes na terra da naturalidade e parentes emigrantes que labutam na Europa, tendo escolhido há já alguns anos o Parque Verde da Vila Histórica de Lanheses pelo amplo espaço de ocupação, sombra, relva, ar puro, isenção de barulho incómodo e apetrechos essenciais de uso e entretenimento corrente.
Para mim foi um prazer vê-los no "nosso" belo paraíso terrestre.
Nota. Sob o troço de vinha situada do lado poente do Parque Verde, estava também um grupo com menos pessoas mas que não identifiquei. É de crer que a razão da escolha do espaço de lazer seja o que motivou a reunião acima descrita.
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário