Estão prontos e criteriosamente alinhados na nave da Igreja Paroquial os andores que irão integrar a grandiosa procissão das festas do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades que vai decorrer no próximo domingo, dia 27, e constitui o momento mais alto e representativo e, bem assim a razão dos grandes festejos que estão a decorrer em Lanheses, concelho de Viana do Castelo.
O andor do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades é o maior e mais pesado dos que vão participar na procissão. O seu peso deverá ultrapassar os 400 kg e são necessários vários homens para o conduzir aos ombros durante o percurso. Formam-se equipas que se vão revezando frequentemente ao longo do trajecto distribuindo o esforço por toda a equipa. Em dias de muito calor, como se prevê seja o de domingo, alguns, senão todos, vão ter que "suar as estopinhas..."
A imagem é a que permanece todo o ano na capela da fachada religiosa mais representativa do país, em barroco rocaille, que lhe dá o nome e tem uma configuração bastante rara por apresentar Cristo Ressuscitado a enlaçar com o braço esquerdo a Cruz onde tinha sido crucificado, quando o mais frequente aparece reprfesentado pregado na Cruz do Sacrifício.
Este é o andor de Cristo Crucificado, a versão mais comum e conhecida dos católicos cristãos.
É bastante mais leve que o anterior e também é levado em ombros pelos respectivos mordomos, em turnos que se vão revezando mais pela honra de o ajudar a conduzir que por necessidade física.
Esta imagem representa o Senhor dos Passos, patrono da capela com o mesmo nome existente no Lugar e Largo do Outeiro. É também bastante pesado e segue no percurso com a ajuda de vários mordomos.
Este é o andor de Nossa Senhora de Fátima, normalmente conduzido por jovens raparigas com o mesmo empenho e dedicação dos homens.
Andor com a imagem da Senhora da Lapa, pequenina, e bem mais leve que as restantes.
Andor da Senhora das Dores, um dos preferidos principalmente das mulheres a quem suplicam nas horas difíceis de dar à luz.
As duas últimas imagens referem-se ao andor da Padroeira da freguesia, Santa Eulália. Tem a forma de uma barquinha numa alusão à forte ligação de Lanheses ao rio Lima, que passa a sul numa extensão que vai de Fontão a Vila Mou. É bastante original e está bem ornamentado.
Estão dispostos em alas paralelas na neve central da Igreja, estando a primeira à esquerda.
VISTA GERAL DA IGREJA de LANHESES, SIMPLES MAS BONITA.
Pormenor da pia baptismal tendo por cima a mísula com a imagem do Sagrado Coração de Jesus. No coração que Jesus segura na mão esquerda estão todos os nomes dos que contribuíram para a aquisição dessa imagem, há quase um século. Está sob sigilo único do pároco da freguesia.
FIM
Texto e fotos: doLethes
Remígio Costa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
CAMPEONATO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO DA AFVC - Resultados e classificação
w - HÁ UM ÂNCORA-PRAIA x UD LANHESES (AINDA) RETIDO NA SECRETARIA - MONÇÃO VEIO A CERVEIRA E PESCOU BOA LAMPREIA ...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário