A entrada das Bandas no recinto das festas é um dos números mais esperados do cartaz e suscita a especial atenção por parte dos apreciadores mais "ferrenhos".
A Banda da Sociedade Musical de Pevidém, cuja fundação remonta ao ano de 1894, foi a primeira a apresentar-se à autoridade religiosa de Freguesia, padre Daniel da Silva Rodrigues, que a recebeu à entrada da Igreja na companhia do mordomo da Cruz, João Quintas, tendo sido cumprimentado pelo Maestro da Banda, Vasco Silva de Faria e pelos componentes da comissão de festas. Vinda do lado sul, tendo à frente o Maestro e os elementos da organização e um grupo de jovens mordomas, a banda de Pevidém contornou a Igreja e alinhou à entrada principal onde executou uma marcha protocolar de apresentação. Seguidamente, postou-se o conjunto frente à Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades onde, após nova cerimónia de cumprimentos, concluiu o ritual oficial e dirigiu-se ao coreto que lhe foi destinado.
Segui-se a outra banda afamada, a Sociedade Artística Musical Fafense "Banda de Golães", com data de fundação reportada a 1770, vinda do lado norte da Rua da Estrada da Corredoura tendo à frente o maestro Francisco Ferreira e o estandarte do conjunto. O ritual da cerimónia da apresentação foi em tudo idêntico ao que tinha feito a Banda que primeiro se tinha apresentado e, uma vez concluído, a banda entrou no palco localizado frente ao da sua concorrente nesta festa, prestando-se a iniciar a sua actuação no momento apropriado.
Uma estrondosa salva de foguetes saudou as "entradas" das Bandas.
Esperava-se mais afluência de apreciadores destas bandas dada a sua fama de valor, mas o recinto estava razoavelmente preenchido de pessoas e, algumas delas, bem conhecidos incondicionais destes clássicos agrupamentos musicais e que não perdem a oportunidade de ouvir as suas bandas preferidas.
Da forma habitual os concertos decorrem pela noite dentro apenas sendo interrompido à hora de jantar, exibindo-se alternadamente. A primeira a tocar no coreto foi a Banda de Pevidém, tendo-se antes os respectivos Maestros cumprimentado , a que se seguirá nova peça agora executada pelos músicos de Golães (Fafe).
ENTRADA DA BANDA DE PEVIDÉM
ENTRADA DA BANDA DE GOLÃES (FAFE)
OUTRAS FOTOS DAS ENTRADAS DAS BANDAS.
FIM
Texto e fotos: doLethes
Remígio Costa.
Sem comentários:
Enviar um comentário