sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ALIMENTAÇÃO PROBIÓTICA - WORKSHOP - LANHESES (Viana do Castelo)



Paço de Lanheses - Sábado com a alimentação probiótica


Será uma excelente oportunidade de nos encontrarmos e percebermos o que é este tipo de alimento, como o confeccionar e as suas enormes vantagens para quem quer ter uma vida mais saudável e barata.

Workshop com Alimentação Probiótica

Matéria abrangida:

• Os fermentados probióticos e a saúde;
• Os cuidados a ter com os fermentadores e resolução de problemas que possam surgir;
• Os procedimentos mais simples e eficazes para gastar o mínimo de tempo no cuidado dos vários organismos;
• Preparações de fermentados com leites vegetais
• ...E muito mais!


Inclui:
• Coffee Break com degustação de receitas probióticas.
• Uma cultura viva (trazer recipiente de 1/2L que vede bem);
• Manuais em pdf;
• Apoio pós formação permanente (facebook, mail, tlm);

Local e parceria:
Paço de Lanheses (Turismo de Habitação)
Lanheses, 4925-411 Viana do Castelo
Portugal
Tlm.: 00351 96 534 58 02
www.pacodelanheses.com

Valor: 20€
Contactos & Pagamentos:
António Lopes
alimentacaoprobiotica@gmail.com



SEMPRE ORIGINAIS, NUNCA IGUAIS.

                              Bom dia, às 07:57 horas
  
            Numa apreciação desatenta e aligeirada, as fotografias hoje recolhidas ainda o sol sofria as dores do aparecimento na veiga do vale do Lima, serão facilmente comparadas e confundidas com outras anteriormente divulgados no doLethes. As que agora partilho são, porém, únicas e irrepetíveis ainda que o local seja sensivelmente  o mesmo das anteriores recolhidas. Porque não há fotografias iguais quando o objeto do registo é o amanhecer, a luz e o brilho da estrela incandescente a crescer no recorte irregular do cimo da montanha a oriente, nem é estática nas cores e na forma a Natureza a banhar-se de luz, nem igual a mármore inerte e frio a neblima branca e leve de véu de noivado a cobrir a relva verde dos prados. 


           Na sequência das fotografias a seguir mostradas, estão os detalhes possíveis de um começo de manhã de sexta feira e fim de mês por coincidência, numa vã tentativa de que nelas se reflictam o encantamento e o espanto de quem as sentiu e guardou para agora as partilhar.


                         Alvores da aurora pelas 07:45 horas (+-)

                                       
                          
                                   DAS 07:54 ás 07:57 horas:


















                          AQUI ESTOU! BOM DIA, SOL!

Fotos: doLethes
Remígio Costa 

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

doLETHES: SETE ANOS! E CONTINUA...



Feliz Aniversário Engraçado Imagem 1

                 Nas asas do tempo, o doLETHES leva já sete anos a voar. Solto, ativo,  a  ver e a divulgar buscando a isenção possível; dentro e fora, tão perto quanto longe viver um lanhesense ou Amigo. 

              Três mil quatrocentas e vinte e três mensagens, oitocentas e sessenta e seis mil oitocentas e quinze visualizações somadas nos primeiros sete anos. Tudo adicionado, as dez mais vistas:


Mensagens


Visualizações de páginas
5846








1764








1588








1533








1421








1297








1295








1267








1154








10/06/2016

                    OBRIGADO! 

Remígio Costa, gestor do doLethes.
1074


terça-feira, 27 de setembro de 2016

CABAÇA TREPADEIRA NÃO É FRUTO DE LOUREIRO NEM DE AMEIXOEIRA.

          A cabaça desenvolve-se naturalmente ao nível do solo, estendendo-se desde a raiz até alguns metros de distância onde "põe", intervalados o fruto -a cabaça. Se encontrar condições, a planta usa as guias para se prender a arjões ou arames e "pendura-se" neles para se desenvolver. 

       Há dias dei conta de que entre as ramagens de um loureiro e de uma ameixoeira a conviverem em indecente promiscuidade junto do barbecou do meu quintal, se intrometeram as folhas distintas de um pé de cabaça a estender-se, a seguir,  ao longo da estufa do vizinho amigo, com flores abertas ao sol. E, espantosamente,  como se fosse um ninho de vespas velutinas, um amarelo exemplar juvenil de cabaça suspenso entre as copas das árvores.

      Ainda estou a tentar adivinhar como é que vai ser quando o fruto crescer!

       





Fotos: doLehtes
Remígio Costa

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

NO LAVAR DOS CESTOS RESTOU UM (PRECIOSO) BAGO.

AF Viana do Castelo
Campeonato distrital da 1ª Divisão
1ª jornada
Campo 15 de Agosto, Lanheses (Viana do Castelo)
2016.09.25
Bom tempo - Excelente relvado

                                           UDLANHESES E DIRIGENTES


    UD LANHESES, 1 - AD Chafé (Viana do Castelo, 1
                                 (ao intervalo: 0-0)

UDL: Diogo, Thomas, Faizão, Lomba (C), aos 63' Polido, Guti, aos 85' Huguinho, Dani, Faneca, Kitos, Peixe, Pedrinha, aos 80' Leo e, Vítor Sousa. Suplentes não utilizados: Rocha, Edu, Gui e Ribeirinho.

Treinador: Miguel Kitos

ADC: Porfírio, Joni, André, Pinto, Ricardo, Ribeiro, Petina, aos 80' Domingos, Escola, aos 87' Filipe, Bruno Meira, aos 66' Miguel, Barbosa e Pedro. Suplentes não utilizados: Márcio, Joca, Ricardo Araújo e Peixoto.

Treinador: Ricardo Queirós

                                AD CHAFÉ E DIRIGENTES

Árbitros: Bruno Costa, Pedro Sousa e João Seixas.

Cartões: UDL: Guti, amarelo, aos 38'. GDC: amarelo, Petina aos 80'; vermelho: Miguel, aos 74' (agressão).

GOLOS: 0-1, aos 64' por Petina, concluindo de cabeça um centro da direita. 1-1, aos 89', por Vítor Sousa, na execução de pontapé de livre direto perto do bico da grande área, do lado esquerdo, com a bola a entrar junto do poste contrário.


             A primeira parte o jogo decorreu com acentuado equilíbrio territorial das duas formações numa toada enérgica mas de qualidade reduzida. Algumas vezes em ambas as balizas aconteceram lances onde o golo poderia ter surgido mas goraram-se por deficiente conclusão, aos 14' por Lomba na sequência de um canto, aos 25' na melhor jogada até então do UDL com Lomba a isolar-se e a permitir que Porfírio saísse a tempo da baliza cortando o lance, sendo os visitantes que, aos 29' poderiam ter aberto o marcador num desentendimento entre Peixe e Diogo e um avançado da equipa de Chafé a rematar com perigo perto do poste. 
           No segundo período a toada de jogo não foi muito diferente havendo porém  de notar-se que os visitantes vieram do balneário com ânimo acrescido e, embora de novo Porfírio negasse com excelente intervenção um golo aos 61' à equipa de Kitos, foi  o Chafé a adiantar-se no marcador aos 64' e, pouco depois, o autor do golo, Petina, a atirar de cabeça desta vez à barra uma bola de golo feito que daria o 0-2, aos 62'; aos 86' é de nova Dani que perto da baliza chuta para golo mas o guarda redes forasteiro voltou a negá-lo  com nova grande intervenção; já em período de reposição de tempo (5' bem concedidos por Bruno Costa) foi Vítor Sousa que de livre direto rematou rente ao poste da baliza de Diogo e aos 92', Dani atira fraco e à figura a derradeira chance para chegar ao triunfo, mantendo-se no final a divisâo pontual sem que se possa falar de flagrante injustiça no cômputo final do que foi o desempenho dos dois conjuntos.

           Miguel Kitos deverá estar consciente de que a sua equipa terá que melhorar bastante mais, quer no desenho das posições das pedras do meio campo onde hoje se criaram demasiadas clareiras, quer no aspecto físico de alguns dos elementos da equipa, os quais, à vista desarmada aparentam excesso de peso.



           Nem uma nem outra equipa terá razões válidas para se desculpar do empate com a arbitragem. Não anotei qualquer erro grave nas decisões da equipa dirigida por Bruno Costa pelo que considero que o seu desempenho foi bom. Muito bem a distinguir falta de simulação de falta e de perda de tempo dos guarda redes que, de forma infantil, copiam o que de pior veem fazer nas transmissões televisas: quando lhes convém levantam as luvas e pedem assistência. Ridículo. Deixem-se de atitudes anti desportivas, são amadores não são profissionais.
 
                                     ALGUNS LANCES DO ENCONTRO
            






                            GOOOOOLO DO EMPATE!


         
                      RESULTADOS DA 1ª JORNADA

 
                   GD Vitorino de Piães      - Atlético dos Arcos AD (adiado)
                   SC Courense, 2           - SC Valenciano, 1
                   GD Castelense , 0        - SC Vianense, 1
                   Vila Fria 1980, 0          - Neves FC, 1
                   UD Lanheses, 1           - AD Chafé, 1
                   ADC Correlhã, 2          - Desportivo de Monção, 1
                   CRC Távora, 2             - AD Campos, 0
                   GD Cerveira, 5             - ACR Arcozelo, 0




 
Fotos:doLethes
Remígio Costa


















































































































sábado, 24 de setembro de 2016

"LANHEZES", O BARCO ÁGUA-ARRIBA QUE VOLTOU AO RIO LIMA.

            Muitas têm sido as ocasiões para escrever aqui no doLethes sobre a réplica do barco água-arriba, uma embarcação de fundo chato de cerca de treze metros de comprido com vela de pano quadrangular redonda, desaparecido da navegação do rio Lima em meados do século XX. O barco que foi meio quase exclusivo durante muitas décadas de transporte de pessoas e mercadorias entre Lanheses e Ponte da Barca, a montante e, Viana do Castelo, a jusante, do Lima, hoje é veículo ocasional ao serviço do turismo e meio de participação em passeios fluviais e eventos como a procissão ao mar na romaria da Senhora d'Agonia, na cidade sede do concelho.

        O barco tem merecido o interesse dos media nacionais quer em reportagens que passaram na TV em diferentes canais, quer em trabalhos divulgados na imprensa escrita. Foi, agora, o caso de revista "Fugas", suplemento do jornal "Público" de 17 de Setembro último, que Rute Barbedo, no texto e, Nelson Garrido (fotografia), nos obsequiaram com uma excelente peça que muito me apraz partilhar e dar a conhecer neste blogue, com a devida vénia aos autores e agradecimento ao meu filho Rui Costa que a fez chegar às minhas mãos.

Remígio Costa

ARRANCA O CAMPEONATO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO DA AF VIANA DO CASTELO.

                      Arranca amanhã, domingo dia 25 de Setembro, o campeonato distrital da 1ª divisão da AF de Viana do Castelo da época de 2016/2017, tendo como novidade a participação do SC Vianense e o Neves FC, equipas que na época finda jogaram na prova do campeonato nacional correspondente à anterior 3ª divisão.

               A antiga instituição vianense inicia o regresso a esta competição com uma deslocação a Castelo do Neiva no extremo sul do concelho e o Neves FC desloca-se à localidade vizinha de Vila Fria.

              A equipa de Lanheses estreia-se em casa contra a AD de Chafé, a freguesia que se separou da, agora, Vila de Anha  

Foto de União Desportiva de Lanheses.

                 A 1ª jornada comporta os seguintes jogos:

                   GD Vitorino de Piães - Atlético dos Arcos AD
                   SC Courense            - SC Valenciano
                   GD Castelense         - SC Vianense
                   Vila Fria 1980          - Neves FC
                   UD Lanheses - AD Chafé
                   ADC Correlhã           - Desportivo de Monção
                   CRC Távora             - AD Campos
                   GD Cerveira             - ACR Arcozelo

NOTA: os jogos têm início às 15:00 horas e realizam-se nos campos dos clubes indicados em primeiro lugar.

O PLANTEL DO UD LANHESES É O SEGUINTE:



1
Rafael Araújo Da Rocha
Sénior
2
Diogo Ricardo Lima Miranda
Sénior
3
Vitor Hugo Da Costa Sousa
Sénior
4
Ricardo Alberto Pereira Silva
Sénior
5
Hélder Fernando Pinto Oliveira
Sénior
6
Eduardo De Bastos Dantas Sousa Gonçalves
Sénior
7
Pedro Miguel Fernandes Da Silva
Sénior
8
Hugo Alexandre Vieira Da Silva
Sénior
9
Filipe Orlando Da Silva Lomba
Sénior
10
Marco André Ferreira Arieira
Sénior
11
Daniel Barbosa Alves
Sénior
12
Fábio Gonçalves Sousa Polido
Sénior
13
Leonardo Moisés Da Costa Sousa
Sénior
14
Thomas Pires Esteves
Sénior
15
Tiago Rebouço De Castro (Lesionado)
Sénior
16
Bruno Miguel Matos Ribeiro
Sénior
17
Marco Paulo Araújo Moreira (lesionado)
Sénior
18
Pedro Marcelo Da Silva Dias
Sénior
19
Diogo Filipe Gonçalves Araújo
Sénior
20
Guillaume Dantas Guedes
Sénior
21
Cláudio Agostinho Barbosa Da Silva
Sénior
22
Rui Jorge Vaz De Oliveira
Sénior
23
Filipe Faria Trindade
Sénior



MISTER
Luís Miguel Pinto Oliveira (Kitos)
Treinador
PRE.FISICO
José Carlos Da Cruz De Castro Marinho
Treinador


Remígio Costa

SÁBADO DE FEIRAS: DE MANHÃ A QUINZENAL, TODO O DIA A ARTESANAL.

                    Aí está! No quarto domingo do mês de novembro, LANHESES com Feira de Usados e Artesanal, no Largo Capitão Gaspar de Cast...