Chegar aos 106 anos de idade com a lucidez, desenvoltura e saúde de LUDOVINA RODRIGUES MENDES, não é privilégio de que muitos se possam gabar. Esta Mulher, que parece desafiar as leis da efemeridade desta vida terrena e persiste em ignorar o tempo como se este dela se tivesse esquecido, já anda neste mundo difícil e perigoso há CENTO E SEIS ANOS!, não deixando transparecer no modo como se comporta de que não venha ainda por muito mais tempo a resistir à erosão física e mental que o tempo diacrónico provoca nas células do corpo humano.
Fui ao encontro de Dona Ludovina num restaurante próximo onde, de há anos a esta parte, a centenária aniversariante faz questão de celebrar com a família este dia tão marcante da sua já longa existência. Dos cinco filhos (três homens e duas mulheres) que criou sozinha desde quando há muitos anos perdeu o marido, acompanhavam-na quatro estando um ausente no estrangeiro. Duas noras e um genro completavam o grupo presente a seu lado. Olhou-me com alguma surpresa quando me viu, e, logo, virando-se para a filha ao seu lado, perguntou: -Quem é?. Não estranhei por o meu nome nada lhe dizer, porque, a última vez que estivemos juntos foi precisamente há um ano. -É o Remígio, o Mordomo da Cruz deste ano. Quer tirar-lhe o retrato -Ah, está bem. Mas ajeita-me, apressou-se a lembrar.
O local não permitia, sem incómodo para as outras pessoas que se encontravam na sala, usar um tom de voz elevado para um diálogo directo com a aniversariante que tem diminuída a sua capacidade auditiva, mas vê ainda muito bem e fixa o seu olhar ainda com fulgor no rosto das pessoas tentando ler os movimentos da boca. Foram os presentes que me confirmaram que a veneranda anciã continua com elevado grau de autonomia na sua via quotidiana, faz questão de participar em algumas actividades domésticas e aprecia ver televisão, principalmente as notícias. É frugal na alimentação e não abdica de um golito de bom vinho ao almoço e jantar. Nem a visita periódica do "senhor Abade" com quem adora conversar. Ah, aprecia ir ao restaurante onde o pessoal já a conhece e a enche de mimo, servindo-lhe um bacalhau tão delicioso que nem uma rainha desdenharia degustar.
Um caso raro de longividade com qualidade de vida o da nossa conterrânea LUDOVINA RODRIGUES MENDES, de fazer inveja a muitos com metade da sua provecta idade.
PARABÉNS, Tia Bina, e recomende-me nas suas intenções para ter o prazer de lhe dar mais um beijinho em 25 de Fevereiro de 2013.
parabems a voçè desta data querida muitas feleçidades e muitos anos de vida david preiraa
ResponderEliminarAqui estão fotografias e noticia de dominio privado que gosto de ver. Parabens Remigio pela continuação destas noticias de familias de Lanheses
Eliminarparabens a minha avo que hoje fez 106 anos quem me dera la chegar.Estou tao longe mas esta data nunca e esquecida.Um grande abraco desta sua neta Fernanda
ResponderEliminarparabens a senhora bina e a toda a sua familia incluindo o seu genro carlos( meu tio)felicidades e mais alguns anos de vida e o que lhe deseja a natalina e familia de frança beijos para todo o mundo ate na australia
ResponderEliminarUm grande abraço para a Tia Bina, que bela idade e que boa memoria ela ainda teem. Muita saude para Ela e sua familia. Beijos de Evelyne e familia e cumprimentos aos meus primos là longe na australia e canada. Beijos.
ResponderEliminarobrigada Natalina beijinhos pata toda a tua familia
EliminarParabens Maezinha!
ResponderEliminarGostamos imenso de ver a tua linda fotografia no Restaurante de Fontao juntamente com os nossos avos e tios.
Queremos desejar-te um feliz aniversario dos teus 106 anos, e esperamos que tenha muitos mais para celebrar.
Grande beijinho de todos nos. <3
-Daniela e David Rodrigues
Lanheses tem um grande orgulho e privilégio de ter uma conterrânea com uma linda idade de 106 anos, é de louvar. Parabéns à dona Ludovina e que se encontre por muitos mais anos entre nós, lanhesenses.
ResponderEliminar"106 BEIJINHOS"
Elvira Soares
Ora bem é bon ter destas noticias ,saber que a gente en Lanheses vive muito tempo e as familias festejao con alegria
ResponderEliminarParabems para todos
Eliseu Fernandes
Esta linda senhora,a quem nunca tive o prazer de conhecer, é a prova de que é possivel chegar á quarta idade com um processo de envelhecimento activo e bem sucedido... Fico muito feliz por ver que possoas como a Sra. Ludovina ,as quais eu considero preciosidades e poços de sabedoria, permaneçem bem estimados pelas suas familias... Parabéns á Sra. Ludovina e á sua familia...
ResponderEliminarCom os mais respeitosos cumprimentos,
Anabela Franco