REGISTO FOTOGRÁFICO DOS ASPETOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA SOLENE PROCISSÃO
ANDOR DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES
No seguimento do que tem vindo a verificar-se nas sucessivas edições das festas em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a expectante e solene procissão com que culminam os diferentes atos religiosos do programa das festividades, decorreu com a habitual adesão popular e a grandiosidade que lhe é amplamente reconhecida. Na realidade, a participação e a aproximação em rigor da composição dos quadros bíblicos, os seus ornamentados andores, as jovens vestindo os tradicionais trajes regionais minhotos adornados a ouro, o alinhamento ordenado dos figurantes, em grande número as crianças, a compenetração dos elementos que encarnam as diferentes personagens, as Confrarias com as suas bandeiras, os juízes de vara e opas vermelhas, a fanfarra a marcar a cadência da marcha, os romeiros em cumprimento de promessas alinhados em duas filas e os seus acompanhantes, constituem um séquito alongado que se aproxima, em extensão, em metade do itinerário a cumprir. O Juiz perpétuo representante da Casa do Paço, dos Condes de Almada. As entidades, autárquicas e autónomas locais e concelhias representadas pelos responsáveis. Ao longo do percurso que tem vindo a ser cumprido nas últimas décadas, grupos de cidadãos, com ou sem mobilidade, alinham-se junto aos passeios da via ou nas sacadas das habitações e concentram-se sobretudo no centro cívico da Freguesia, o Largo Capitão Gaspar de Castro, assistindo em respeitoso silêncio à marcha demorada do alinhamento processional.
Uma hora e quarenta minutos após ter saído, o andor com a imagem do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, sobraçando com o braço esquerdo a Cruz do Supremo suplício, suportado no vigor e na força de uma vintena de mordomos, transpõe em segurança a porta da Igreja paroquial.
#=#=#=#=# =#=#=#=
SAÍDA DA PROCISSÃO: 16:00 HORAS
SOB O PÁLIO, O PÁROCO RESIDENTE DA PARÓQUIA DE LANHESES, DANIEL JORGE DA SILVA RODRIGUES, E A SEU LADO O SACERDOTE MANUEL VALE.
D. LOURENÇO D'ALMADA, TITULAR DA CASA DOS CONDES DE ALMADA, JUIZ HONORÁRIO PERPÉTUO DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES
FECHO DA PROCISSÃO
INTERIOR DA CAPELA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES
REGRESSO DA PROCISSÃO AO ADRO
TERMO DA PROCISSÃO: 17:40 HORAS
DESPEDIDA DE FANFARRA DA PONTE DA BARCA
Remígio Costa
Félicitations pour ce très beau reportage merci
ResponderEliminarParabéns Sr.Remígio.
ResponderEliminarComentários de 29 e 30 de julho.
ResponderEliminarEstou muito grato pelos comentários que me foram dirigidos. São dois, mas valem por centenas que ficaram nas intenções de quem passou pelo álbum e não lhe mereceu idêntico gesto. Por vós, sinto-me recompensado das cerca de oito horas passadas na recolha, seleção e lançamento no blogue das imagens, da privação da manhã e tarde do domingo e em algumas horas da manhã e tarde de segunda-feira, por coincidência dia do meu aniversário, para disponibilizar em tempo o acesso às fotos obtidas a quem interessasse. Isto, a recuperar de uma cirurgia coronária recente a exigir poupança de esforço e cansaço excessivo.
Com razões para vos agradecer. Um, é consolo. Dois, alegria.
Abraço.
Remígio.
Merci encore continuez votre travail si bien fait
ResponderEliminar