No dia 26 de junho último foi divulgado no doLethes o programa integral da Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades. Também os leitores do semanário vianense a "A Aurora do Lima", alguns dias depois, puderam informar-se, ainda que em síntese, na página referente a Lanheses, dos atos mais relevantes da grandiosa e centenária Romaria que decorre anualmente no quarto domingo do mês de julho. Porque nem sempre a informação chega ao conhecimento de todos em tempo oportuno, de novo se insere a parte do programa a cumprir nos últimos dias do destacado evento.
O Senhor do Cruzeiro e das Necessidades é venerado numa capela de estilo barroco-rocaille, com uma belíssima e variada fachada artística figurativa religiosa virada a Ocidente, que suscita elevado interesse e admiração, erigida no lado norte do adro da Igreja paroquial rente à estrada que atravessa a freguesia pelo lado oriental, a partir do largo Capitão Gaspar de Castro, de sul para norte, para ligar a São Pedro de Arcos, no concelho de Ponte de Lima.
A configuração de Jesus Cristo Ressuscitado a sobraçar a Cruz, sendo quiçá algo invulgar na composição estrutural, possui um simbolismo de fácil perceção e interiorização para os crentes católicos em geral e, mais particularmente, à comunidade católica de Lanheses, que perante ela evocam e entregam, pela oração, à interceção divina o alcance de graças e benesses pessoais e familiares, designadamente, os que optam por procurar noutros países melhores condições de vida.
Se puder, não deixe da visitar e conhecer esta jóia escultural rara, haja ou não festividade.
foto: doLethes
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário