domingo, 31 de janeiro de 2016

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA.



AF Viana do Castelo
Primeira Divisão
Campo 15 de Agosto, em Lanheses (Viana do Castelo)
2016.01.31

               
            UD LANHESES, 5 - Vila Franca (Viana do Castelo), 1

 GOLEADA À QUARTA VITÓRIA CONSECUTIVA 



JORNADA 19




Classificação





PRÓXIMA JORNADA

07/02AD Campos-SC Courense
FC Vila Franca-AD Chafé
Vitorino de Piães-UD Lanheses
ADC Correlhã-GD Moreira do Lima
ARC Paçô-Valenciano
Monção-Vila Fria
Castelense-Cerveira
Ponte da Barca-Atl. Arcos

Fonte: zerozero
Fotos: doLethes

CANÇÃO DO CIGANO, NA VOZ IMORTAL DE ALBERTO RIBEIRO.


CARNAVAL - VIANA DO CASTELO | 7 de fevereiro 2016 | Início Alameda João Alves Cerqueira - 15h00



Convite Documentário - 31 Janeiro 2016 | 21h00 | Teatro Municipal Sá de Miranda




sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

OLHA, OS LAGARTOS ACORDARAM!

     Bastou um pouco de calor do sol, logo os lagartos saíram do sono hibernal de alguns meses e vieram para fora das tocas aquecer-se nas pedras quentes do muro das "moitas", no sítio da Passagem. Dos muitos sinais que anunciam a chegada da primavera para breve, sobretudo dados pelo mundo vegetal, também no reino animal sobram exemplos da próxima mudança no calendário da estação do ano, como acontece com estes inofensivos e simpáticos bichos que esta manhã surpreendi tranquilamente a apanhar "banho de sol", não propriamente para imitar o animal-homem na areia das praias mas por necessidade vital de aumentarem a temperatura do seu próprio sangue. A primeira imagem retrata um adulto (não sei se fêmea se macho) e a seguinte, um especimen ainda juvenil mesmo que na imagem possa passar por maior.



Fotos: doLETHES

Ó MINHA TERRA, ONDE EU NASCI, QUANTAS SAUDADES EU TENHO DE TI.

A condizer com o bucolismo da imagem que regista o alvorecer do dia de hoje, a evocação de uma antiga canção muito popular nos anos sessenta do século passado versando o amor que votamos à terra que nos viu nascer e, ao mesmo tempo, nos conduz de volta a um passado já distante pleno de memórias e de (alguma) saudade. Gostaria de a apresentar numa voz da época em que foi lançada a  canção mas não encontrei a versão que desejava.






Foto: doLethes

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

FALECIMENTO.


 
               IOLANDA JESUS FERREIRA, de 83 anos de idade, casada com Manuel Dantas Rio, com domicílio no Lugar da Feira desta freguesia faleceu hoje, quinta feira dia 28 de Janeiro, por motivo de doença.
          O funeral da nossa conterrânea vai decorrer amanhã, sábado dia 30, pelas 10:00 horas, saindo o corpo em cortejo fúnebre da capela mortuária de Nossa Senhora da Esperança, em Lanheses, onde se encontra exposto em câmara ardente para a Igreja paroquial desta localidade, onde decorrerão as exéquias fúnebres, findas as quais irá a sepultar no cemitério desta freguesia.

          À família em luto, designadamente ao marido Manuel Dantas, filhos, noras e netos apresento, em nome pessoal e da minha família, as minhas condolências. 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

MAX, O MADEIRENSE IRREVERENTE.

     
 

              No tempo em que viveu, Max,  foi um cantor com grande número de admiradores quer pelas letras das canções que interpretava e mensagem que elas continham, quer pelo seu vincado sotaque madeirense e modo típico de as apresentar. Gostava de o ouvir (e ver na tv), especialmente na interpretação da "Mula da Cooperativa" cujo sucesso se estendeu de ponta a ponta de Portugal e insular.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Concerto Xutos e Pontapés - 27 fevereiro 2016 | Centro Cultural de Viana do Castelo



Os bilhetes para o Concerto dos Xutos e Pontapés, a realizar no próximo dia 27 fevereiro, no Centro Cultural de Viana do Castelo já se encontram disponíveis para venda. 
·  Locais de venda:
Teatro Municipal Sá de Miranda, nos horários habituais da bilheteira (segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00; em dias de espetáculo: das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00); sábado e domingo em dias de espetáculo no Teatro: 2 horas antes do espetáculo).
www.ticketline.sapo.pt. - Fnac - Ag. Viagens Abreu – Worten – A.B.E.P – Casino Lisboa – C.C. Dolce Vita – C.C. Mundicenter – El Corte Inglês e SuperCor – Galeria Comercial Campo Pequeno – MMM Ticket – Uticketline – CCB – Time Out Mercado da Ribeira – Shopping Cidade do Porto – Fórum Aveiro – Ask Me Lisboa e INFORMAÇÂO RESERVAS: ligue 1820 (24 horas)
·  Classificação etária: M/6 anos
·  Custo do bilhete: 15€ (plateia) | 10€ (bancada)
·  No dia do espetáculo, se a lotação não estiver esgotada, poderão adquirir bilhetes na bilheteira do Centro Cultural, entre as 18h00 e as 22h00.
·  Aceitam-se reservas de bilhetes, unicamente, por  email: tmsm@cm-viana-castelo.pt , com um prazo de levantamento de 24 horas, caso contrário a reserva ficará sem efeito.
·  Há bilhetes de plateia e bancada, pelo que deverão mencionar na reserva o desejado.
·  Não há lugares marcados.









VOZES E MÚSICAS DA BELA ÉPOCA DOS ANOS CINQUENTA - Olha a mala!, por Celeste Rodrigues.



DONA LALA & SENHOR LIMA DE VOLTA AO LAR.

            
            Dona Lala não teve que esperar muito tempo pelo companheiro senhor Lima e estão hoje de novo juntos "em casa", aparentemente tranquilos e atentos ao que se passa em seu redor. Sorri o dia frio de nuvens amigáveis a deixarem passar os raios de sol e bocados do azul do céu, o casal de cegonhas brancas da Rua de Santa Eulália, padroeira da freguesia de Lanheses, com a aparência de que a ausência de alguns meses longe de casa não lhe causou danos visíveis, parece pronto para cumprir o ciclo natural de reprodução da espécie pelo sexto ano consecutivo no ninho da chaminé do edifício que foi o da casa do povo.


            Aqui fica o registo fotográfico do momento e os votos de que o sólido enlace resulte em nova ninhada de rebentos saudáveis à semelhança dos quinze descendentes já criados nos cinco anos que somam na estadia entre nós.






Fotos: doLETHES

Lançamento do livro "Antecedentes Medievais da Diocese de Viana do Castelo" | 30 janeiro | 11h00




segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A ESCOLA SECUNDÁRIA DE LANHESES VAI ESTAR NA ANTÁRTIDA COM O CIENTISTA JOSÉ CARLOS XAVIER.


                            Icerberg gigante





Conforme ficou prometido a quando da conferência que veio fazer na escola secundária de Lanheses,  o cientista investigador José Carlos Caetano Xavier irá estar em contato com a comunidade escolar através de  uma ligação via Skype a partir do navio onde estão os cientistas da expedição  de investigação que se encontra em terras da Antártida . Será às 18h a partir do auditório da escola EBS de Arga e Lima.  Poder-se-à, com esta ligação, conversar com dois investigadores portugueses e fazer-lhes perguntas sobre o trabalho que estão e vão desenvolver durante esta expedição. 
A participação é aberta à comunidade em geral.
































Ó RASPA, Ó RASPA, Ó RASPA, QUEM VAI DANÇAR?



(A lavandisca foi para aqui chamada apenas para para introduzir o post com imagem, no facebook)

Não sei porque me veio à memória esta música que fez furor nos anos cinquenta e que aqui venho relembrar. Sei que foi à época o que hoje se classificaria de "fenómeno viral" se a "doença" pudesse propagar-se usando as ditas "redes sociais" da modernidade dos nossos dias. Recordo-me que, numa festinha de Lugar por alturas do  S. João, o disco de venil passou tantas vezes seguidas pela agulha que acabou por quebrar! Raspou, raspou, o som calou e a festa terminou, oh!.
 E o meu tio Emílio (bom Homem), irritado, como costumava em situações de contrariedade, "santamente" blasfemou.





CORRE ESCASSA A ÉPOCA DAS LAMPREIAS, EM LANHESES (Viana do Castelo)




              Vai a caminho do fim o mês de Janeiro e lampreias ninguém as vê. Que eu desse conta, até agora, apanhadas com o bicheiro, nicles. Pelo menos no sítio da Passagem e pelos pescadores de Lanheses que conheço e que habitualmente em anos anteriores via andar nesta altura por ali a pescar, eram mais de uma dezena de barquinhas;  hoje, contei somente duas embarcações supostamente com os donos a avaliar as condições em que o poderiam vir a  fazer. Na vazante da maré e com o caudal enfraquecido pela diminuição da pluviosidade que se está a verificar, depois de um período de chuva intensa, permite alguma visibilidade do leito do rio que os pescadores aproveitam, não ainda para arpar as lampreias, mas, principalmente, para destapar os ramos submersos cobertos pela areia que a corrente arrastou ao mesmo tempo que  identificam  os melhores locais onde presumem que passem ou parem as lampreias para descansar colando a ventosa da boca à pedra que segura o ramo verde.



                A época está agora a começar e não tardarão os bons dias da pesca  com lampreia farta a chegar à dieta dos muitos apreciadores. Pode ser. A fartura condiciona o custo e torna o pitéu mais acessível às bolsas menos chupadas pelo fisco, que é a da maioria dos portugueses e das portuguesas como os políticos gostam de sublinhar.




FOTOS: doLETHES

SÁBADO DE FEIRAS: DE MANHÃ A QUINZENAL, TODO O DIA A ARTESANAL.

                    Aí está! No quarto domingo do mês de novembro, LANHESES com Feira de Usados e Artesanal, no Largo Capitão Gaspar de Cast...