SÃO JOÃO.
Santo Antão já lá vai e quem está para chegar é o São João. Do Lugar de Santo Antão, lá no alto, descemos até ao da Forcada, logo à entrada, cá em baixo. Mudou o Santo mas não a devoção que continua a ser grande mas noutro sentido. O festejado, cuidava do gado; o que se vai festejar ajuda as raparigas a casar. Pelo menos é o que consta e, se assim não for, é porque as raparigas actualmente já não precisam de ir à fonte porque a água chega pelo cano à torneira da casa.
Não há ninguém que não saiba como decorrem estas festas populares. Música e iluminações, ornamentações nas cruzes, luz com algumas sombras, tasquinhas e sardinhas e marchas sanjoaninas com novas e velhinhas. Todas engraçadinhas, porque bem vestidinhas e melhor ensaiadinhas para desfilarem bem alinhadinhas e certinhas. E, palmas, muitas palminhas que elas ficam contentinhas.
Mas há sempre mais, nestes típicos arraiais. Há missa na capelinha de São João, no recinto da festa, às 20:00 do dia 20. Um passeio de bicicleta e concertinas e cantares ao desafio.
Tudo somado, o resultado já tem destino: para a Obra Social, inteirinho. O Santinho pelos milagres que fizer, os velhinhos o que o povo der, a cada um segundo o que merecer.
Por isso, só te cabe comparecer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
CAMPEONATO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO DA AFVC - Resultados e classificação
w - HÁ UM ÂNCORA-PRAIA x UD LANHESES (AINDA) RETIDO NA SECRETARIA - MONÇÃO VEIO A CERVEIRA E PESCOU BOA LAMPREIA ...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário