Os lanhesenses votam ao Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, representado na capelinha de fachada religiosa das mais figurativa e interessantes do nosso país, desenhada no estilo Rocaille -rococo- e datada na sua forma definitiva em 1756, mas com origem e estrutura mais remota que poderá chegar à época dos descobrimentos. (v.g.. Subsídios para uma monografia do prof. Gabriel Gonçalves). Noutros tempos, a imagem pouco comum de Jesus Cristo apeado da Cruz onde foi crucificado e em pé enlaçando-a com o braço direito, saía no andor em procissão pelos caminhos das veigas da margem direita do rio Lima em épocas de seca, rogando os acompanhantes pela vinda da chuva que salvasse as culturas e houvesse pão para comer.
É também público pela evidência das atitudes que tomam e pelos comportamentos assumidos nos atos religiosos em que participam, o grande sentimento de devoção e agradecimento pelas bebesses que recebem do Senhor das Necessidades por parte daqueles que procuram fora de Lanheses as melhores conduções de vida para a família e para si próprios.
O programa fixado para o ano corrente é o que segue:
Boa tarde,
ResponderEliminarComo responsável da Banda Musical de Arouca, gostaria de obter o contacto da comissão de festas de 2015 por forma a estabelecer um contacto.
Grato pela atenção, agradecia uma resposta tão breve quanto possível.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Brandão
Sr. Luís Brandão:
ResponderEliminarSe pretende o endereço posta basta dirigir a carta a: Comissão das Festas do Senhor do Cruzeiro e Das Necessidades - Rua da Estrada da Igreja - 4900 LANHESES.
Se desejar contato telefónico com um dos membros da Confraria queira informar para que diligencie o seu rápido envio.
R.C.