sábado, 2 de novembro de 2013
DIA DE FIÉIS DEFUNTOS.
Em conformidade com o ritual da Igreja Católica o dia de hoje é dedicado à evocação dos defuntos, um momento de reflexão sobre o significado da vida e da morte e uma oportunidade para prestar mais uma homenagem junto das respectivas jazidas aos entes que fizeram parte da nossa vida e que partiram antes de nós para a eternidade.
Por razões economicistas os governantes suprimiram dos feriados legais este dia e a Igreja teve que reajustar o cumprimento dos rituais adequados à data para hoje em vista a possibilitar aos que estão dependentes de entidades patronais a possibilidade de se deslocarem aos cemitérios para orar junto das campas dos seus antepassados familiares ou amigos e poderem integrar a procissão que ali decorre neste momento, presidida pelo pároco residente padre Daniel Rodrigues.
Como é de tradição muitos dos lanhesenses que não residem habitualmente na freguesia por terem optado viver nos mais variados pontos do país e do exterior, vêm hoje propositadamente à sua terra natal para estar junto dos familiares que aqui continuam e, unidos pelos laços de sangue, orarem pelos seus defuntos e ao mesmo tempo reavivarem recordações do passado.
Ainda antes do início dos actos religiosos no cemitério obtive do local as imagens com que ilustro este breve comentário.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
TÍTULOS HONORÍFICOS NO DIA DA CIDADE DE VIANA DO CASTELO, NA AURORA DO LIMA
O semanário vianense A AURORA DO LIMA desta quinta-feira dia 16 de janeiro, divulga na página três o nome dos laurea...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário