Uma das sete cruzes que fez a visita pascal da Meadela.
A Meadela é já parte da cidade de Viana do Castelo e possui uma dimensão urbana que exige uma adequação particular para a realização da visita pascal, que, apesar dos tempos que vivemos continua a cumprir-se, mesmo nos aglomerados das cidades, mau grado a erosão que tem vindo a sentir-se na exteriorização da prática religiosa dos cristãos católicos.
À espera do compasso.
São sete as cruzes que percorrem os bairros dos lugares da Meadela, em cumprimento do ritual de levar a beijar a Cruz aos paroquianos no seu próprio domicílio. Os grupos são liderados por leigos que, acedendo ao interior das casas onde os donos os recebem, com os familiares e amigos, cumprem uma pré-preparada saudação evocativa da visita entoando um canto pelos componentes do grupo a que se juntam as vozes dos presentes. Antes da passagem do compasso, uma charanga anuncia a sua vinda, seguindo o itinerário estabelecido.
Embora a chuva não seja constante, aqui, foram abertos os guarda-chuva.
Os presentes são, a seguir, convidados a servirem-se dos doces e aperitivos postos à sua disposição numa mesa comum.
Esta manhã, uma equipa da estação de televisão PORTO CANAL esteve a recolher imagens da visita pascal na Meadela, devendo a reportagem ser emitida a partir das 13 horas de hoje.
É sempre muito satisfatório ver a querida Meadela da minha "meninice" retratada nas páginas de Lanheses. Uma espécie de união entre duas freguesias que a mim tanto e tanto me dizem!
ResponderEliminarAbraço e votos de Páscoa Feliz.
Sérgio Moreira