segunda-feira, 6 de maio de 2024

CABRITO "À TIA NINA"

            

         


             Em alguns textos publicados neste blogue tenho vindo a evocar a preparação da carne de cabrito em Lanheses com a expressão "À TIA NINA". Certo é não haver já quem saiba a quem me refiro porque a pessoa que em vida era comummente trata por "Tia Nina" já há muito que não está entre nós e raros serão os que dela se recordam a não ser os seus muitos familiares próximos que fazem parte da nossa comunidade.

             O nome de batismo da "Tia Nina" é Maria da Clara e a casa da família onde residia é a primeira situada à direita do acesso à Capela de Santo Antão. Atualmente, reside lá família da sua descendência. 

            Então, por quê "Cabrito à Tia Nina"? 

            Eu era ainda miúdo com cinco ou seis anos e estava na festa com o meu pai. Na casa da Tia Nina, o coberto e a ampla eira em frente do lado sul estava pejada de gente, mais homens adultos que mulheres. No ar expandia-se um agradável cheiro a assado que vinha da cozinha onde, atarefada, a Tia Nina preparava o seu tradicional cabrito típico da festa, logo servido aos apreciadores no alpendre e dispersos pelo espaço da eira. 

            Bem servidos e bebidos de tinto verde carrascão choviam sobre a Tia Nina os elogios ao saboroso pitéu gabando a sua experiência e sabedoria na arte da culinária tradicional caseira.

            Passados que estão tantos anos sobre este repasto a que assisti ainda criança, surpreendo-me a mim próprio por ainda o manter vivo na memória desgastada.

            Cabrito "À Tia Nina" ou idêntica expressão, ninguém diga que em Lanheses não há cabrito do bom.


             Remígio Costa

          

 

          


Sem comentários:

Enviar um comentário

O DEMOCRATA BIPOLAR

             A viver há cinquenta anos em democracia, ainda há portugueses que, pela realidade dos atos que praticam na vida corrente, ainda...