A Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades que decorre anualmente em Lanheses, Viana do Castelo, no quarto domingo do mês de julho, terá na edição do ano em curso um programa inovador designadamente na componente profana. O professor Ezequiel Vale, que já esteve à frente do executivo da Junta de Freguesia durante três mandatos, assumiu atualmente a liderança da Comissão de Festas para o triénio de 2022/24, estabelecendo um programa que rompe com a tradição das edições anteriores do importante certame, designadamente de caráter recreativo, no qual envolve a participação dos habitantes dos diferentes lugares da freguesia concedendo-lhes a responsabilidade da realização de tarefas referentes às correspondentes ornamentações.
Segundo as informações de que disponho não serão contratadas as duas habituais bandas de música que obrigatoriamente constavam dos programas da festa para exibição nos coretos amovíveis no adro, com apresentação no sábado e concertos durante a noite; haverá apenas uma banda para acompanhamento de atos religiosos e da Solene Procissão, no domingo. No entanto, não faltará animação no local com a exibição de conjuntos populares e de um d-jay com fama e prestígio.
Outra novidade diz respeito à realização de um cortejo que terá início na Casa dos Condes d'Almada (TH) para terminar no adro da Igreja, onde decorrerá o correspondente leilão das oferendas.
Cada membro da Comissão de Festas é líder de uma equipa que terá como principal missão acompanhar a criação de tapetes no itinerário da Solene Procissão, no percurso da estrada entre o Largo Capitão Gaspar de Castro e a Igreja Paroquial.
As descrições aqui referidas são unicamente eco daquilo que se ouve de quem faz parte das equipas formadas para executarem o programa prescrito pelo responsável maior. Dada a proximidade da data em que a Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades irá decorrer, quarto domingo do próximo mês, não andará longe a divulgação do Cartaz da Festa e o Programa pormenorizado da grandiosa e famosa Romaria no seu expectante novo formato.
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário