Decorreu no sábado dia 4 de setembro corrente, a abertura oficial da zona da ampliação do cemitério paroquial da freguesia de Lanheses, com a realização de uma cerimónia protocolar que ocorreu na parte edificada pelas 11:00h. O arranque oficial dos trabalhos aconteceu em 16 de outubro de 2018, do qual foi dada informação neste blogue, tendo sido acelerado o acabamento no último mês após um longo interregno em que a obra esteve suspensa. Segundo as palavras que o presidente da Junta de Freguesia, Filipe Rocha, viria a produzir na sua intervenção final, as primeiras abordagens do assunto da ampliação com a Câmara municipal e a aprovação do projeto tinham decorrido em cerca de seis anos.
Este foi o terceira aumento do Campo Santo a partir de 1975.
O ato foi presidido pelo padre residente da paróquia de Santa Eulália de Lanheses, padre Daniel da Silva Rodrigues, perante a presença do presidente em fim de mandato da Câmara concelhia, José Maria Costa, e do vereador da mesma instituição, Luís Nobre, este, candidato à ocupação do cargo nas eleições do próximo dia 26 do corrente, bem como do executivo da Junta da Freguesia a que preside Filipe Rocha, acompanhado de Hélio Lourenço Franco e a presença de Luís Grenho, numa situação de postergado nas decisões e representações do órgão a que legalmente se encontra ligado e, agora, a liderar uma lista com Sónia Silva e Eduardo Coelho às próximas eleições na coligação PSD/CDS, em oposição ao atual presidente da Junta que optou em encabeçar uma lista Independente, e ainda diversas figuras indiferenciadas integradas no grupo de pessoas assistentes no evento.
Concluído o ritual religioso, o Reverendo padre Daniel Rodrigues iniciou o momento dispensado ao protocolo da cerimónia com palavras de agrado pelo aparato do melhoramento e da sua imperiosa necessidade, bem como de agradecimento aos que de algum modo contribuíram para a sua concretização, usando depois sucessivamente da palavra o presidente da Junta de Freguesia em exercício Filipe Rocha, cabendo ao ainda presidente da Câmara de Viana do Castelo o encerramento das intervenções cujos curtos discursos foram de congratulação pela obra concretizada.
Simbolicamente, foi aberta uma das duas portas da frontaria do lado nascente, seguindo-se uma curta visita pelas edificações produzidas no interior do novo espaço.
Remígio Costa.
Sr. Remigio, e as fotos do espaço? seria mais interessante do que ver fotos dos participantes no evento.
ResponderEliminarEu estava convicta antes de abrir o post que fosse encontrar fotos do espaço (novo cemitério).
Talvez quando chegar a altura ainda haja espaço neste cemitério para mim. Estou convicta e com esperanças, mas tem tempo, não tenho pressas.
MP
EXISTEM MUITAS FIGURAS INDEFERENCIADAS POR ESTE MUNDO FORA. O TEXTO, SE NÃO FOR LIDO COM ATENÇÃO PODE INDUZIR AS PESSOAS EM ERRO DE FORMA ASSUMIREM UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DOS FACTOS, ASSUMINDO QUE NA LISTA INDEPENDENTE HÁ FIGURAS INDIFERENCIADAS! MAS LENDO BEM, NÃO É ISSO QUE É DITO.
ResponderEliminarBoa noite. É de lamentar o Sr. Remígio ser tão parcial e só aparecer com críticas no final do mandato. Onde esteve estes anos?
ResponderEliminarNa inauguração de uma obra importante, preferiu tirar fotos onde aparece a comitiva do PSD do que a grandeza da obra em si. Lamentável.
Segundo o que sei, estes elementos do PSD “correram” desviando as pessoas para ficarem em fila num local estratégico para aparecerem na sua foto. Tudo combinado, certo?
Pela foto dá para ver um “Homem estatua” que nunca fez nada pela minha terra. Um outro oportunista e incompetente que teve e tem cargos á conta do PSD. Uma “Cavalo de pau” que transborda vaidade, não sei porquê e por fim uma Agrobeta.
No seu texto deu-lhes tanta importância ou mais do que o executivo da Junta de Freguesia, nomeadamente o Professor Filipe que se empenhou no estudo, projeto desta obra. Sendo o Sr. Hélio e o Eng.º Luis responsáveis por outras áreas. Este último muito desaparecido das suas funções, mas compreendo está a passar por uma fase difícil.
Ora bolas, descreva melhor as personagens, na foto vejo 4 indivíduos, só descreveu 3 e não estou a conseguir fazer uma correta associação.
EliminarConcordo, e tenho visto nos últimos 45 anos que a vaidade de muitos que ambicionam ser "referência" das associações em Lanheses paira no ar! Existem tantos oportunistas!
O Anónimo 6 de setembro de 2021 às 23:25 está a dizer que alguém se candidata à presidência de uma Junta de Freguesia a atravessar uma fase difícil, o que quer dizer com isso? Em caso de eleição como é que se assume a 100% um cargo "politico e com responsabilidade" nestas circunstâncias? O meu voto será sempre para o Luis, mas agora fiquei bastante apreensiva.
EliminarMP
O Anónimo 6 de setembro de 2021 às 23:25 está a dizer que alguém se candidata à presidência de uma Junta de Freguesia a atravessar uma fase difícil, o que quer dizer com isso? Em caso de eleição como é que se assume a 100% um cargo "politico e com responsabilidade" nestas circunstâncias? O meu voto será sempre para o Luis, mas agora fiquei apreensivo.
EliminarMP
Muito bem! Foi fantástico entrar no novo cemitério e ver uma grande placa a honrar o nosso presidente. Pensava que as placas era para quem já cá não estava...como um recordar para as próximas gerações do nosso passado. Será esta placa um sinal do nosso presidente que já renunciou a vontade de nos representar ou uma ultima tentativa desesperada de deixar a sua marca em qualquer coisa? Esperemos que o futuro seja mais piedoso como ele do que ele tem sido com as outras pessoas que por cá deixaram "marcas".
ResponderEliminarepah, tas atrapalhado com a placa leva tua e cola por cima
EliminarRemigio o seu blog não merece esta
ResponderEliminarsacanicee. E tenho a certeza que a gentes de Lanheses estão atentos. Uma vergonha! E pela negativa que vai ser lembrado. Lanheses sabe o que quer. Nao precisa da sua parcialidade só porque apenas tem a filha na lista. Que o sabor lhe seja muito amargo.
E da sua parcialidade precisa?
EliminarNinguém sabia dessa Informação dramática, mas agora obtivemos esta informação, obrigado ao Anónimo 7 de setembro de 2021 às 13:56.
EliminarNão estou preocupado com o que possam vir a dizer de mim depois de morto, a não ser com o estado de alma dos meus filhos e netos.
EliminarFico a saber que tenho a filha numa lista. Saberei qual delas para ponderar a preferência do voto.
Mais agradeço a indicação, para comparar, onde posso ler uma descrição ou reportagem ISENTAS da cerimónia que divulgo no meu doLethes.
Não te preocupes em revelar-me o teu sabor depois da eleição. Basta-me o do óleo de fígado de bacalhau que tomei na escola primária e ainda sinto quando sou confrontado com opiniões banais e sem fundamento.
Remígio Costa
Momento difícil. Tu bem sabes porque falas nisso. Todos estavas interessados na chantagem' na pressão e no meter medo mas ainda alguém vai responder por isso. Força Filipe que foi o que nunca deixas te de ter.
ResponderEliminarepa momento dificil? momento dificil todos temos na vida custa @ todos esta pandemia deu cabo de tudo mas o pais ate esta a recuperar bem
EliminarApenas e só uma vergonha. Mais vale dizeres que odeias certas pessoas.
ResponderEliminarSeja imparcial. João Luís
João Luís, é obrigatório gostar de toda a gente? Eu não simpatizo nem com 25%.
EliminarMRamalhete
As campanhas políticas deviam ser sempre assim. Meia freguesia ao barulho com a outra meia, amigos a deixar outros amigos mal, podres todos ao de cima…mas obra não faltou!
ResponderEliminarSe é preciso esta sujidade toda para que tremam de medo e comecem a trabalhar, que assim seja.
Viva as eleições.
Está na hora de pedirmos um aeroporto.
Tudo isto demonstra que Nietzche não poderias estar mais longe da verdade. Nem tudo evolui, existem realidades eternas, e há verdades que são absolutas. A realidade dos Lanhesenses é eternamente mesquinha. Sem querer ofender as poucas almas que possam vaguear pelas nossas ruas, com sonhos optimistas de um dia ver a sua casa ao mesmo nível da sua capacidade, Lanheses nunca saíra do buraco negro de inveja e mesquinhice.
ResponderEliminarO propósito da gente que aqui vive é falar mal dos outros, para desviar atenção de si mesmo, empatar desenvolvimento, para não ter que trabalhar mais, queixar-se da vida, para as isentar da responsabilidade do seu insucesso, e pior prejudicar os outros para ter menos “patamares” que subir.
E isto não acontece só durante as eleições. Mas a política tem uma maneira especial de desenterrar todos os sentimentos podres que vivem dentro de cada um, e vemos nesse momento uma oportunidade de mostrar quem somos sob o capote de luta por ideais e honra.
Honra já não existe aqui há décadas! E aqueles que em tempos trouxeram honra à nossa Freguesia, são lentamente apagados como se para não relembrar o que verdadeiros valores e conquistas são.
Se me concede o direito de tal o fazer, por alguém que certamente que nem reconheceria na rua, o autor deste blog que há anos aqui escreve, relatos da nossa freguesia com uma dedicação e inigualável mérito, só é útil para todos vós para servir de esgoto político? Quantos comentários e visualizações tinha até agora? E o que era antes então? Pessoalmente considero uma pessoa injustamente mal “aproveitada”, por falta de melhor palavra, com um carinho e conhecimento de Lanheses que já devia há muito ter sido convidado a escrever oficialmente relatos e história da nossa terra e associações. Por exemplo, do UDL. Consigo me recordar de muitas mais pessoas de valor e integras com vontade de construir no desenvolvimento de Lanheses, mas ninguém deve estar interessado em ouvir porque novamente, aplicado a Lanheses, Nietzche estava equivocado, há verdades absolutas. E as pessoas de Lanheses, NUNCA aceitarão aqueles que tem vontade ou capacidade de ser ou fazer melhor do que eles estão dispostos ou conseguem fazer.
O melhor disto tudo, é que na cabeça dessas pessoas, a única coisas que estão a pensar, é que se não estás bem, vai-te embora. Comprovando tudo que escrevi até agora.
Terei todo o prazer em continuar a ler o seu blog, mas só após o dia 26 de Setembro.
Infelizmente assim é. Mas são os temas polémicos na sociedade em geral que cativam a população e levam-os a comentar é assim aqui e é assim nos media.
EliminarO anónimo é um estudioso sociólogo da época moderna.
EliminarPerguntam-me frequentemente porque aceito divulgar neste blog comentários irrelevantes quase sempre desfasados dos assuntos e temas abordados, alguns até difamatórios e insultuosos. Creio que o Autor deste comentário identifica e esclarece com acuidade a principal razão por que o permito. Porque, para mim, são comentários como este que contam.
ResponderEliminarPS. Prestes a concluir 12 anos de vida com mais de milhão e meio de visualizações, o doLethes começa a admitir ter cumprido a missão a que se propôs.
Remígio Costa
1,5 M de visualizações, para quem dedicou 12 anos com texto incríveis, não é nada infelizmente.
EliminarO problema foi a falta de divulgação, e a estrutura do blogue está muito desatualizada, não é bonito, tem grandes falhas de layout, enfim é antiquado e precisa de um retoque.
MAS ATENÇÃO, O CONTEUDO DESTE BLOGUE É INCRIVEL. DEVE MANTER-SE PARA ETERNIDADE.
Sugiro que o Blogue seja convertido num livro digital / livro fisico, bem como arquivado na biblioteca da junta e divulgado com a gentes de Lanheses. "O DoLhetes" by Remigio Costa - Grande titulo / grande autor.
O mérito é seu Srº Remigio, fez um excelente trabalho ao longo destes ultimo 12 anos, e vai continuar a fazer certamente.
NUNCA ELIMINE ESTA CONTA DE BLOGUE, FAÇA UM CÓPIA DE TUDO E ENTREGUE A ALGUEM QUE CONSIGA DIVULGAR O SEU TRABALHO. Hoje pode ter pouco valor, mas daqui a 20/30/40 anos, é imaginável o sentimento que o seu blogue vai trazer aos Lanhesenses.
FORÇA PARA CONTINUAR.
MR
Para um blogue "de aldeia" o número de visitantes não me desilude, tanto mais que a maioria daqueles a quem mais interessa resulta da procura da diáspora lanhesense, ao fim e ao cabo a quem os conteúdos abordados respeita.
EliminarConcordo em absoluto que a estrutura do blogue é primária, ingénua até, e sem dúvida que necessitava de atualização criativa e atual. Pensei em fazê-lo mas não tive oportunidade de conhecer onde e quem o saberia fazer. Nem sequer com quem pessoalmente pudesse trocar ideias ou aproveitar sugestões.Eu não tenho preparação adequada.
A sugestão de que o blogue poderia ser convertido em livro físico ou digital seria uma tarefa demasiado absorvente e muito difícil de promover em função da minha vida particular atual. O mais que poderei conseguir é gravar total ou parcialmente os conteúdos e preservar o disco rígido. Arquivar na Junta? Aqui, na minha freguesia? Pois, já lá estão sete bicicletas do Zé Retratista, um fotógrafo popular, falecido há alguns anos.
OBRIGADO, pelo seu estímulo e amáveis sugestões.
Remígio Costa
tenho o mesmo pensamento dos anónimos acima, deve manter-se e deve dar a conhecer o seu trabalho para gerações futuras. o jornal mensal de Lanheses chamar-se-ia "O DoLhetes". quanto ao blogue pode atraves do blogger da google mudar automaticamente o layout para as linhas mais modernas deste estilo. sempre fica melhor. verifique as opções e veja qual fica melhor, faça testes, se tiver dúvidas uma pesquisa no google ajuda a tira-las.
Eliminar