Em conformidade com o programa das festas de 2021 decorreu ontem sexta-feira dia 23 de julho, pelas 20:30h, de harmonia com os condicionalismos exigidos pela situação sanitária do país, a Procissão de Velas da Festa do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, as quais estão a decorrer em Lanheses, concelho de Viana do Castelo, até amanhã, domingo, dia 25. O evento neste formato acontece, extraordinariamente, pela segunda vez na longa existência das festividades com um programa exclusivamente de natureza católica cristã.
O séquito era composto por duas antigas viaturas automóveis de caixa aberta, levando na primeira a Cruz da Confraria do Senhor do Cruzeiro e os componentes da Comissão das festas, e na segunda a imagem de Nossa Senhora de Fátima, onde seguia também o pároco da freguesia Daniel da Silva Rodrigues, cuja voz gravada evocava a veneração das figuras e o sentido da manifestação em curso.
A entrada no Lugar da Agra foi feita no sentido descendente da Avenida Rio Lima a partir do Largo Capitão Gaspar de Castro, derivando depois a comitiva para poente pela Rua da Agra prosseguindo o itinerário atempadamente escolhido e divulgado estendido a todos os lugares da Freguesia. Os moradores do percurso da Avenida pela qual a procissão passava colocaram nas duas margens da via lamparinas iluminadas e enfeitaram as suas moradias com colchas e flores, a solenizar o momento da visita da Virgem de Fátima.
No domingo, cumprindo o mesmo itinerário mas com início pelas 14:30h, decorrerá a partir da Igreja paroquial o desfile das duas viaturas ornamentadas, levando agora a imagem do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades sobraçando a Cruz do Sacrifício, retirada do altar da belíssima Capela a que dá o nome, cumprindo-se deste modo o genuíno sentido e caráter das grandiosas cerimónias religiosas que decorrem anualmente na freguesia de Lanheses.
Fotos: doLethes
Remígio Costa
Passagem da Procissão no Lugar da Agra
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário