Foi de todo inesperada a notícia do encerramento da Ourivesaria de Lanheses, a qual funcionava na zona oriental do Largo Capitão Gaspar de Castro, na mesma ala dos prédios onde se situa a Confeitaria Arezes. O encerramento da ourivesaria tem efeitos a partir de ontem, quinta-feira dia 1 de julho.
A Ourivesaria de Lanheses era o único estabelecimento comercial do género existente na freguesia, completando de atividade cerca de trinta anos. Inicialmente, ocupava um pequeno espaço na antiga sede da Junta de Freguesia tendo sido posteriormente deslocada para o local onde agora se extingue.
Não sendo um estabelecimento de grande relevância comercial, que as limitações do meio outra maior não exigia, a ourivesaria satisfazia ainda assim necessidades de uma suficiente clientela não apenas local como das localidades vizinhas, a qual, a partir de agora terá de recorrer a Viana do Castelo ou Ponte de Lima para as satisfazer.
Na verdadeira aceção do termo, o centro cívico da freguesia fica ainda mais pobre. A Ourivesaria de Lanheses fazia a diferença. O desaparecimento definitivo do invulgar e específico comércio não é sinal positivo do progresso por que os lanhesenses tanto esperam e anseiam.
Fotos: doLethes
Remígio Costa
Uma tristeza ver isto acontecer. Não fiquei nada contente com esta situação. A história e os relógios e fios de ouro que reparei nessa loja. Nostalgia... um grande abraço a familia
ResponderEliminarJP