sábado, 23 de dezembro de 2017
ABADE FRAGA, FIGURA QUE PERDURA.
O Abade FRANCISCO RIBEIRO DA FRAGA, foi durante 40 anos responsável espiritual da Paróquia de Santa Eulália de Lanheses, Viana do Castelo, entre 18 de abril de 1927 até à data da morte em 17.05.1967. Nasceu em Subportela (Viana do Castelo) a 7.4.1882.
Jaz na capela do cemitério de Lanheses, património da freguesia.
Trinta e um anos da minha vida decorreram sob o múnus espiritual do "senhor abade" Fraga. Foi ministro celebrante em quase todos os atos religiosos que a mim e à minha família dizem respeito.
Á medida do avanço dos anos foi crescendo o meu respeito e admiração pela personalidade e ação do Pastor da comunidade que teve a seu cargo. Homem de costumes simples, bondoso, inteligente, culto e dotado de humor inato, fino delicioso. Também duro, frontal, firme e corajoso perante abusos e atitudes que divergissem do tratamento igual em atos religiosos, cujo juízo divergisse do estrito respeito pelos ensinamentos e normas da Igreja.
Amigo dos pobres, morreu pobre. Condescendente com os de maior desafogo na mesa. Gratidão (pública) a um "infiel" que o assistiu numa situação crítica de saúde.
Na quadra especial para a convivência de famílias cristãs católicas e de todos os Homens de Fé e reta vontade, muito me apraz evocar e convocar para estar espiritualmente entre nós, o saudoso abade Francisco Ribeiro da Fraga.
Remígio Costa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
QUADRA NATALÍCIA E ÚLTIMOS DIAS DO ANO VELHO, EM LANHESES, VIANA DO CASTELO
ILUMINAÇÃO DE NATAL Tal como vem acontecendo há anos a esta parte, casas e espaços de convívio da Freguesia são...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Uma das Passagens engraçadas com O Nosso Querido e Saudoso Abade FRAGA: Na quresma (nao sei se ainda mantém a tradição) Havia a doutrina para os adultos para a seguir ter a "desobriga". A sacristia estava cheia de homens e o ABADE a certa altura perguntou a AMANDIO (nao interessa dizer quem)!
ResponderEliminar:- O AMANDIO diga-me quantas são as Pessoas da Santissima Trindade?
O Amandio ficou calado sem resposta! :-Diga-me, insistiu o ABADE.Ate um amigo do AMANDO de ca de traz fez-lhe sinal, levantando os três dedos da mao! E o nosso AMANDIO respondeu orgulhoso:- SAO TRES SR.ABADE três de pe e dois ditados>
Já não há "doutrina de adultos" ou "exame de doutrina de adultos!. Há muitas histórias sobre o que se passava nessas reuniões, sobretudo quando alguém não sabia responder à pergunta que lhe era feita. O Abafa Francisco usava de um chiste afiado porque c9onhecia todos muito bem e gostava de "gozar fininho.
Eliminar