A CAMINHADA DO MEL, a 8ª do programa da Câmara Municipal de Viana do Castelo do plano "Vencer a Idade com Saúde", decorreu hoje no Monte de Santa Luzia sob a organização da Associação de Parelisia Cerebral de Viana Viana do Castelo.
Onde há tão belo e fresco panorama?
A partida foi dada às 9H40, junto à basílica de Santa Luzia, para mais de seis dezenas de participantes, de todas as idades e dos dois sexos e, sob a orientação dos professores Isabel e Meira (o João Viana continua no bem-bom...), o grupo ladeou o templo e a citânia embrenhando-se no arvoredo, para norte, seguindo na rota do mel.
Ainda na estrada, com a citânia (e a Pousada) ali perto.
Para trás ficou o miradouro e a contemplação da maravilha da vista sobre o casario urbano da cidade princesa, com o Lima a abraçar o mar que o espera no acordar do seu sonolento passeio pelo edílico vale a quem dá o nome com o sol a romper a neblina da manhã e a inundar de luz o quadro mais belo de Portugal.
Ninguém fica indiferente à vista panorâmica.
Ao fim de uma hora pelo trilho da floresta coberto de sombra e pleno de cheiros agradáveis e oxigénio de encher os pulmões, chegamos a S. Mamede com toda a normalidade.
Em pleno arvoredo, ainda na estrada. Isabel, atenta ao "rebanho".
À nossa espera estavam as senhoras da Associação organizadora, oferecendo-nos uma prova de três tipos de mel, qual deles o mais saboroso, acompanhado de nacos de broa de milho espantosamente deliciosa e fresca, acaba da sair do forno, que os caminhantes iam embebendo no néctar delicioso e degustavam deliciados.
A simpatia e disponibilidade das senhoras da Associação de Paralisia, foram inexcedíveis.
Após a "foto de família" junto à capelinha de S. Mamede, o grupo iniciou o percurso de regresso por entre veredas e árvores frondosas para, decorridas 2h15 após a saída e completar cerca de dez quilómetros de caminhada, chegar ao ponto de partida.
Hum, que delícia!
A próxima acção decorre nas freguesias de Santa Marta e Cardielos, designada como Caminhada do Outono, no dia 25 do corrente, sábado, pelas 15h00, com a habitual concentração na Pousada da Juventude, à marina da Argaçosa.
Abelhas...sem asas "recolhem" o produto do favo.
O regresso
No bem bom!!! E que bem!!! Já soube que a caminhada correu muito bem, e que todos adoraram a broazinha e o mel! Se calhar isso justifique o n+umero tão elevado de participantes... eheheheheh
ResponderEliminarGrande abraço!
João Viana:
ResponderEliminarDesfrute...
Um abraço.