(PUBLICAÇÃO NA PÁGINA DO FACEBOOK DE LUÍS GRENHO)
"No dia 20 de janeiro de 1848, a então Vila de Viana da Foz do Lima foi elevada a cidade por D. Maria II, recebendo o nome de Viana do Castelo. Esta distinção foi uma forma de reconhecer a coragem e a lealdade demonstradas pela guarnição do Castelo de Santiago da Barra.
A Sessão Solene que celebra o Dia da Cidade inclui a entrega de títulos honoríficos, como Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito, Instituição de Mérito e Empresa de Mérito. Estes galardões que prestam homenagem às pessoas, instituições e empresas que, em diferentes áreas, se destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo, seja através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação.
Nesta sessão serão atribuídos títulos honoríficos de 'Cidadão de Mérito' a três Lanhesenses, aos quais felicito, assim como às suas famílias, pelo merecido reconhecimento.
Carlos Alberto Ferreira Brito Rio
Pelos relevantes serviços prestados à medicina e ao desporto e à educação, enquanto médico fisiatra especialista em reabilitação médico-desportiva e docente universitário.
Euclides Pinto Rios de Castro (a título póstumo)
Pelos relevantes serviços prestados à educação, à cultura e às letras e à imprensa, enquanto professor, escritor e jornalista.
Rogério Pimenta Agra (a título póstumo)
Pelos relevantes serviços prestados à economia vianense e ao associativismo, enquanto empresário empreendedor e dirigente desportivo em Lanheses.
A Sessão Solene está agendada para 20 de janeiro, às 18h00, no Teatro Municipal Sá de Miranda."
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário