(Foto-cartaz da autoria de Frederico Vale-Fredy)
A festa em honra de Santo Antão, orago dos animais, coincide com a celebração do Dia da Ascensão que decorre quarenta dias após a Páscoa, sempre a uma quinta-feira que no ano em curso é em 18 de maio. A data deixou no século passado de ser considerada feriado nacional (mas não o do Corpus Christis, na mesma data) e dia santo, pelo que as celebrações religiosas e festivas que anualmente aconteciam na referida semana passaram, a partir daí, para o primeiro domingo imediatamente a seguir.
A Festa de Santo Antão em Lanheses é uma tradição muito antiga que a comunidade lanhesense respeita e não esquece, não obstante as profundas alterações na generalidade da vida sócioeconómica familiar e nos costumes, designadamente, na diminuição drástica ou mesmo extinção da lavoura e consequente abandono da criação de animais de utilidade doméstica, a raiz genuína da motivação da celebração a Santo Antão, protetor de todos os animais.
Reconhecimento devido aos componentes da Comissão das Festas que assumiram a missão de organizar o evento, composta por:
- Alberto Figueiredo
- Alípio Rocha
- Beatriz Quintas
- Diogo Rocha
- Elvira Soares
- Fernando Pereira
- Rodrigues Alves.
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário