Notícia recuperada das redes sociais de informação:
"Vice-campeão mundial de Karate Kyokushin é vianense! A Seishin Kyokushin Portugal com Dojos em Vila Mou e Viana do Castelo, integrada na equipa da Kyokushinkai Portugal, esteve presente no Campeonato Mundial de Karate Kyokushin KWF, em Cracóvia, Polónia, 19 a 20 de novembro, onde o atleta Diego Maradey obteve o 2.º lugar, sagrando-se vice-campeão mundial da categoria sub 21 -75kg. Foi acompanhado pelo seu treinador, o lanhesense Sensei Luís Pinto."
Os lanhesenses sensei Filipe Pinto com a esposa Lourdes Ramos fundaram e mantiveram ativa com regularidade durante alguns anos uma escola de aprendizagem de caraté instalada num dos pavilhões devolutos que serviu como sala de aula para a telescola existente no sítio conhecido pela "Baixa das Masseiras", no lugar da Granja, em Lanheses, um terreno que teria servido para criar uma estação da linha de caminho de ferro do Vale do Lima se a mesma, já pronta a ser utilizada, não tivesse sido anulada. Contudo, o espaço a utilizar não reunia as condições que a modalidade carenciava quer pela sua reduzida dimensão estrutural quer pelo estado avançado de degradação em que ao tempo já se encontrava.
Filipe Pinto tinha o propósito de desenvolver a escola na terra das suas raízes familiares onde tencionava fixar-se depois de larga ausência, e estimulado pela progressiva adesão de praticantes e pelos excelentes resultados obtidos pelos alunos encetou diligências com vista a deslocar a sua escola para um espaço condigno e com condições adequadas, sem abandonar a freguesia. Contudo, não obstante a sua persistência e instância junto das entidades que, presumivelmente, teriam condições para acolher a sua proposta não mereceu a aceitação dos responsáveis abordados e a aspiração em manter em Lanheses a sua escola gorou-se.
Contra os seus propósitos iniciais, o sensei Filipe Pinto encontra-se agora a lecionar a modalidade a um numeroso grupo de alunos de ambos os sexos e idades na sede da Junta de Freguesia vizinha de Vila Mou, e simultaneamente, em Viana do Castelo, donde emergiu já um sub-campeão mundial de Karate Kyokushin. Não se espante alguém pelo sucesso obtido numa competição de projeção mundial de um jovem do nosso concelho e aguarde sem surpresa que outros irão acontecer num futuro próximo. Parabéns ao sensei lanhesense, Filipe Pinto, ao novel campeão e também aos vilamouenses pela ação daqueles em quem depositaram confiança para gerir os interesses da comunidade abrindo as suas instalações a uma atividade com interesse desportivo e educacional em expansão crescente no nosso concelho.
Fotos de cortesia
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário