Depois de algumas semanas de quarentena, reabriu hoje, sábado dia 17 de abril, a centenária feita quinzenal de Lanheses (Viana do Castelo). Anunciada em cima da reabertura, a retoma da atividade de tendeiros e de feirantes na Alameda 25 de Abril foi, (é), ainda assim, bastante numerosa desde o começo às primeiras horas da manhã aproveitando o excelente estado do tempo.
A feira decorre apenas no período da manhã servindo maioritariamente a população local na compra e venda de produtos da lavoura e criação doméstica, mas oferece também toda uma gama de vestuário, calçado, utensílios de utilidade doméstica, árvores de plantação de variadas espécies, flores, produtos artesanais de fumeiro, ovos, legumes de plantação, bancas de fruta variada, tremoços, azeitonas curtidas e outros produtos sazonais.
A feira decorre num espaço a norte do centro cívico da freguesia onde atravessa a estrada municipal 202, do qual saiu provisoriamente há já alguns anos para ocupar o limitado espaço frontal à Escola Secundária perdendo, assim, visibilidade e as condições mínimas de funcionamento. Não dispõe de instalações sanitárias, água canalizada e rede pública de comunicações, nem estabelecimentos de comércio e de serviços que o "largo da feira" disponibiliza.
Não obstante, sobrevive.
Fotos: doLethes
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário