quinta-feira, 7 de setembro de 2017
EXCENTRICIDADES DA BATATA DOCE.
O consumo da batata doce traz benefícios relevantes para a saúde dos consumidores. Contudo, a sua "prima" batata comum, é a preferida na confeção da maioria dos pratos da dieta tradicional diária, sendo um produto recorrente de produção doméstica, em maior ou menor escala.
Para estas bandas, a batata doce (tem outras designações mas não tão usadas) tem aplicações na culinária mais específicas e suplementares, sendo a sua cultura muito reduzida e praticada em pequenas porções de terreno, frequentemente em hortas e pomares no logradouro das moradias, muitas vezes como hoby de pessoas retiradas da atividade profissional.
É o caso do nosso conterrâneo José Rodrigues de Carvalho, com moradia no Lugar do Barreiro, em Lanheses, o qual deu por concluída a sua atividade laboral no estrangeiro depois de anos de dura labuta e não menos sacrifício, e se fixou definitivamente na terra de origem para se ocupar no trato das suas árvores de fruto (magníficas na produção atual, como tive oportunidade de confirmar), legumes e aves de capoeira, para consumo próprio, à semelhança de outros amigos com idênticos percursos de vida.
É daquela ocupação que resulta a oportunidade do facto que pretendo aqui divulgar. O amigo Zé Carvalho, próximo de Avelino Carvalho que há tempos atrás me tinha surpreendido com a apresentação de uma abóbora descomunal cultivada na horta da sua casa, quis espantar-me com as exóticas figuras em que se transformaram algumas sementes de batatas doces criadas num pequeno canteiro da sua horta-jardim! Sem truques ou influência artificial, as deformidades físicas da saborosa espécie originária dos Andes e disseminada por toda a parte ( Cristóvão Colombo conheceu-a no Novo Mundo) metamorfosearam-se em figuras extravagantes que a imaginação de cada personificará conforme a grandeza da criatividade que o cérebro atingir.
Esclarece-se que, parecendo as peças fracionadas e sobrepostas trata-se, efetivamente, de uma só batata doce.
Cada exemplar é fotografado em duas (ou três) posições diferentes para melhor visualização.
NOTA: numerei cada um das fotografias, com o objetivo (e a esperança...) de conhecer o que cada uma das figuras representa para quem as vir, e o divulgue, aqui ou no facebook.
Nº 1
Nº 2
Nº 3
Nº 4
Nº 5
Nº 6
Nº 7
CONJUNTO
Fotos: doLethes
Remígio Costa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
QUADRA NATALÍCIA E ÚLTIMOS DIAS DO ANO VELHO, EM LANHESES, VIANA DO CASTELO
ILUMINAÇÃO DE NATAL Tal como vem acontecendo há anos a esta parte, casas e espaços de convívio da Freguesia são...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário