A FÁBRICA DA TELHA DO LUGAR DA ROCHA
Foi a última fábrica onde se fez telha e tijolo burro em Lanheses. Funcionou ainda como olaria e fabrico de louça de Viana, mas a experiência foi de curta duração.
Depois do manuseamento e transformação do barro passou a funcionar nas instalações uma carpintaria. Ainda se mantêm em actividade na parte que não foi devorada por um incêndio em 2010 que destruiu a ala a poente onde se localizava o armazém de secagem das telhas e o forno donde saiam cozidas.
As suas paredes eram construídas em tijolo com desenhos e efeitos interessantes que lhe conferiam uma certa distinção e a tornavam bastante atraente. Presentemente ainda subsistem na parte poupada ao fogo, espaços onde o tijolo foi aplicado com gosto e arte.
No na noite de 28 para 29 de Agosto de 2010, quando ocorre a romaria de São d'Arga, alguém se esqueceu de apagar a fogueira que ateou num local com grande quantidade de madeira seca e outra pronta a ser aplicada na construção. Em poucas horas, as chamas tomaram conta daquela área da antiga fábrica e só ficaram ruínas calcinadas, depois do trabalho dos bombeiros.
Mas os vestígios da última fábrica da telha da freguesia de Lanheses, onde antes várias existiram em diversos locais, continuam a mostrar-nos uma parte da história da nossa comunidade.
Apenas duas fotos do incêndio ocorrido em 29 de Agosto de 2010, na fábrica que foi de J. Agra & Cª Ldª. e, mais tarde se transformou numa carpintaria.
O que restava da ala atingida pelo fogo foi demolida por razões de segurança.
Fotos e texto: doLethes
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SEJA PETANCA OU "PÉTANQUE" CERTO É QUE O JOGO VEIO DE FRANÇA
Sou do tempo dos jogos do chinquilho e malha. Rodinhas de ferro grossas ou finas Lançadas à distância entre dois mecos, Quem um derrubasse...
-
PROGRAMA DETALHADO: INÍCIO FIM DO PROGRAMA DETALHADO. TEXTO O PROGRAMA e o CARTAZ da Festa em Honra do Se...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário