sexta-feira, 18 de março de 2011
NASCIDO DA TERRA.
Escavado o terreno para lançar os alicerces do futuro Centro Social a obra, iniciada há pouco mais de um mês, começa a emergir da terra definindo-se já como estrutura ampla e grandiosa para acolher as valências de âmbito social que ali está previsto virem a funcionar, na área do apoio aos idosos, doentes e crianças até aos três anos de idade.
Como já é do conhecimento público, apenas está em parte comparticipada a instalação da Creche, decorrendo as diligências junto dos organismos públicos competentes para obter os fundos indispensáveis para levar ao fim todo o complexo da obra na sua totalidade que incluiu o Centro de Dia e Apoio Domiciliário, para servir não somente Lanheses mas também Vila Mou e São Salvador da Torre, parceiras no projecto e, futuramente, a vizinha freguesia de Meixedo.
Todavia, porque não se espera que os fundos a sair dos cofres do Estado sejam suficientes para cobrir o custo total do grandioso empreendimento e cheguem à Direcção a tempo de esta poder honrar os compromissos já assumidos, está em curso nesta localidade e, a breve trecho, nas restantes que aderiram ao projecto, uma forte campanha de angariação de dádivas por parte de particulares que cobrirão o excedente dos encargos não satisfeitos pelo financiamento público.
Entretanto, aproveitando a disponibilidade de duas licenciadas com formação académica da área de estudo da ocupação dos tempos livres e animação cultural dos idosos e apoio domiciliário, integradas no programa em execução, para este ano, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, as drªs. Joana Barros e Catarina Vale, que aqui vêm procedendo à recolha de dados através de entrevistas de avaliação da qualidade de vida e apoio domiciliário, ao mesmo tempo que estudam a realização de iniciativas culturais e a formação de grupos de voluntários de animação popular para a terceira idade nesta freguesia, poderão os necessitados recorrer à colaboração daquelas animadoras para alguns serviços de apoio em resolução de dificuldades comuns aos idosos e doentes isolados nos seus domicílios, dispondo já de uma carrinha recentemente adquirida pelo Centro Social que utilizam para as suas deslocações próprias e, se necessário, de quem precise de se deslocar e não disponha de meios para isso.
O serviço acima descrito e a apresentação de casos de carência de pessoas que não tiverem sido abordadas directamente, poderão ser apresentados no Centro Social e Pastoral, junto à Igreja, no horário de atendimento entre as 17H30 e as 2H00, de 2ª a sexta-feira. Em todo o caso, as pessoas mencionadas estarão disponíveis todos os dias a partir das 9 horas ou, ainda, pelos telefones 92 57 90 302 e 258 735 764.
As acções acima previstas são neste momento prestadas em relação a Lanheses podendo, dentro de algum tempo, virem a ser extensivas às demais localidades intervenientes no projecto.
Por último, a título meramente informativo, esclarece-se que estão em estudo o fornecimento de refeições através de protocolo com a Escola Secundária desta localidade, bem como a assistência prestada pela Caritas e Banco Alimentar, com carácter de regularidade bem como outras acções no âmbito das competências que lhe foram cometidas pela edilidade do Concelho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Títulos honoríficos vão ser atribuídos nas Comemorações do Dia da Cidade de Viana do Castelo
Títulos honoríficos vão ser atribuídos nas Comemorações do Dia da Cidade ...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário