quarta-feira, 28 de abril de 2010
AS ALMINHAS DE LANHESES (III)
Na Rua de S. Frutuoso que, da Rua da Torre, à fonte da Rebiqueira, conduz à capelinha do Lugar do Outeiro, no trajecto que noutros tempos era a estrada para Ponte de Lima, podemos encontrar uma alminha das seis identificadas na freguesia, mais uma das que já não merece a veneração dos crentes.
Este exemplar não difere do típico modelo moldado no granito, apresentando uma concavidade destinada à imagem característica destas construções no cimo da qual se encontra uma cruz. Por baixo de cada um dos braços desta, duas formas ovaladas em relevo contêm as seguintes inscrições: "ANNO" e "18..", à direita e à esquerda, respectivamente.
Dentro do muro onde se situa este nicho, as ruínas de uma antiga casa (dos Balandras) são o que resta de um tempo cuja memória se perde na neblina dos muitos anos já passados e só é possível recrear com a ajuda destes testemunhos que eles transportam até aos nossos dias.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
SEJA PETANCA OU "PÉTANQUE" CERTO É QUE O JOGO VEIO DE FRANÇA
Sou do tempo dos jogos do chinquilho e malha. Rodinhas de ferro grossas ou finas Lançadas à distância entre dois mecos, Quem um derrubasse...
-
PROGRAMA DETALHADO: INÍCIO FIM DO PROGRAMA DETALHADO. TEXTO O PROGRAMA e o CARTAZ da Festa em Honra do Se...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário