segunda-feira, 4 de agosto de 2025

LANHESES LEVOU, EM PROCISSÃO, PARA A CAPELINHA EM GERAZ DO LIMA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

                                         A CHEGADA AO RIO LIMA


               Terminada a Sagrada Eucaristia de domingo, dia 3 de agosto corrente, na Igreja da Paróquia da freguesia Vila Histórica de Lanheses, concelho e distrito de Viana do Castelo, foi a imagem de Nossa Senhora de Fátima conduzida em Procissão até a capelinha donde saiu para integrar a solene, grandiosa e antiga Procissão em Honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a qual se situa na margem esquerda do rio Lima em frente à freguesia de Lanheses, e pertence à freguesia de Santa Maria de Geraz do Lima, concelho de Viana do Castelo. 

            Um bem composto séquito acompanhou o andor com a imagem da Senhora da Fátima transportada numa viatura de caixa aberta, à frente do qual seguia o Pároco da Paróquia local, Padre Daniel da Silva Rodrigues, o Mordomo com a Cruz e Confrarias, o qual desceu até ao Centro Cívico, Largo Capitão Gaspar de Castro, entrando na Avenida Rio Lima, até à margem do Lima no sítio da Passagem. Desde o início da comprida via de acesso ao rio com cerca de oitocentos metros de comprimento, moradores com domicílio no  Lugar da Agra, com destaque para a família de Manuel Rocha e esposa e do seu primo João Castro, formaram um tapete desde as primeiras horas da manhã em todo o percurso desde o princípio ao fim da Avenida, onde um grupo avantajado de pessoas se juntara para se despedir da Senhora de Fátima, e hoje, segunda-feira, trataram de limpeza da via.

            Apeado da viatura, o andor foi conduzido até ao barco água-arriba "LANHEZES", construído pelo artesão Caninhas para a Junta de Freguesia de Lanheses ali atracado, ao qual acedeu um grupo limitado de acompanhantes, zarpando a seguir em direção à Capelinha na outra margem a alguns metros de distância, acompanhado por outras quatro lanchas lotadas, numa das quais seguia a neo-deputada Lanhesense, prof. Manuela de Carvalho, ao som das áreas católicas alusivas a Nossa Senhora, com agitação de lenços brancos em adeus por parte dos fieis que ficaram na margem bem como os que seguiam embarcados.

            Acompanhei o cerimonial da despedida obtendo imagens fotográficas dos momentos mais relevantes do adeus a Nossa Senhora de Fátima.


            









         






























Texto e fotos. 

Remígio Costa

           

Sem comentários:

Enviar um comentário

SEJA PETANCA OU "PÉTANQUE" CERTO É QUE O JOGO VEIO DE FRANÇA

  Sou do tempo dos jogos do chinquilho e malha. Rodinhas de ferro grossas ou finas Lançadas à distância entre dois mecos, Quem um derrubasse...