ILUMINAÇÃO DE NATAL
Tal como vem acontecendo há anos a esta parte, casas e espaços de convívio da Freguesia são iluminados com luzes do Natal. Nas sacadas e nas fachadas das habitações de uma parte significativa do casario de Lanheses, há fileiras de lâmpadas de luzinhas multicolores que dão cor aos prédios e luz à noite escura da festa do Natal. No Centro Cívico, ao contrário do que se viu na instalação inicial, além dos símbolos evocativos da celebração natalícia formada pela pirâmide e a evocação do nascimento do Menino Jesus iluminados, as lâmpadas enfeitaram as copas de algumas das árvores do Largo, tornando-o mais vistoso e chamativo, com um efeito que não vi em nenhuma das localidades que a estrada municipal 202, que liga Viana do Castelo e Ponte de Lima, atravessa. Na sede da Junta de Freguesia na arcada da entrada principal e no parapeito da varanda, as luzes conferiam à linda estrutura arquitetónica do edifício uma bela alusão à quadra natalícia.
A FEIRA E AS FEIRINHAS.
Na penúltima semana antes do Natal, três feiras tiveram lugar em Lanheses. No sábado, 21, no período da manhã, decorreu a tradicional feira na Alameda 25 de Abril, junto à Escola Secundária, do Agrupamento Escolar de Arga e Lima. Na tarde de sábado e no domingo seguinte durante todo dia, ocorreu no Largo Capitão Gaspar de Castro, a recente novidade da feira de Usados e Artesanato com assinalável número de bancas de exposição e boa frequência de visitantes.
A SOLENIDADE DO MOMENTO E A NOMEAÇÃO DO NOVO MORDOMO DA CRUZ
FIGURAÇÃO AO VIVO DA FAMÍLIA DO MENINO DEUS
(Na Eucaristia Solene do Dia de Natal)
A Eucaristia natalícia teve pela primeira vez a integração de uma cerimónia de apresentação real do nascimento do Menino Jesus, protagonizado nas figuras de um casal residente na freguesia a representar Maria e José, sendo a filha recém-nascida do casal a personificar o Menino Deus. O simbólico e admirável ato foi idealizado e preparado por um grupo de jovens que intervieram com apresentação de quadros simbólicos, e cânticos musicais com intervenção do bem preparado Conjunto Coral de Lanheses.
No início da Eucaristia decorreu como é tradicional na Freguesia de Lanheses, o ato do entrosamento do novo Mordomo da Cruz para o ano em curso. Cesário Santos Silva e a esposa Ana Paula Barros Silva, cessaram o exercício cargo de aceitação voluntária e entregaram a Cruz a Nelson Patrício do Vale Lopes, nascido no Lugar de Santo Antão, em Lanheses, casado com Tânia Lopes, os quais serão detentores do cargo no decorrer do ano de 2025. Ana Barros, esposa de Cesário Silva, despediu-se em nome do marido dos fiéis que preenchiam a nave principal de Igreja, sendo aplaudida em aprovação do teor do discurso. O pároco da Paróquia de Lanheses, padre Daniel da Silva Rodrigues, enalteceu com palavras elogiosas e ajustadas à missão desempenhada pelo Mordomo cessante, sublinhadas com aplausos pelos fiéis presentes.
Nota final. Tanto quanto me é possível saber não ocorreram na freguesia de Lanheses nesta fase especial do ano atos que perturbassem a paz e a tranquilidade da comunidade local.
NO PARQUE VERDE
Com organização da Comissão de Festas do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, decorreu nos dias anteriores à celebração natalícia, no Parque Verde, um singular evento com funcionamento de um bar, com vista à obtenção de receita para custear a Festa anual ao Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a qual decorre na freguesia de Lanheses no quarto domingo do mês de julho. Além de algumas figuras alusivas ao Natal e iluminação apropriada do espaço do topo sul do Parque, o evento foi animado com música gravada própria e coros populares improvisados da época natalícia.
SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA (FACHADA ILUMINADA).
Remígio Costa
Janeiro, 02.2025