terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ÁRVORES DE NATAL ALTERNATIVAS - EXPOSIÇÃO INÉDITA NO CENTRO PAROQUIAL E SOCIAL RIBA LIMA, EM LANHESES (Viana do Castelo).

   


  "áRVORE DA eSTRELA" que representará a Obra Social Riba Lima, em Viana do Castelo.


 Prosseguindo a intenção de sensibilizar e dar a conhecer a realidade da Obra Paroquial e Social Riba Lima, e bem assim fomentar a empatia entre utentes  e comunidade em geral no âmbito das freguesias em que está inserida -Lanheses, Vila Mou e Torre- a Coordenação Social daquela novel IPPS (Instituição Particular de Solidariedade Social) dirigida por Vasco Araújo, criou para a quadra festiva do Natal uma interessante e inédita Exposição consignada ao tema "áRVORES DE nATAL aLTERNATIVAS", convidando a que a mesma seja visitada dentro do período e com o horário estabelecido.



    São sete os exemplares que compõem a Exposição levantada no refeitório da Obra, cuja conceção e construção decorreu totalmente da criatividade e gosto artístico do pessoal técnico e auxiliar da Obra, tendo alguns deles a colaboração experiente de utentes possuidores de capacidade intelectual e motora suficientes. O exemplar designado como "áRVORE DA eSTRELA" configurado em ripas de madeira sobrepostas posicionadas em cone com uma estrela brilhante no topo, vai estar em exposição no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, na Câmara Municipal de Viana do Castelo, entre os dias 19 de Dezembro de 2016 e 09 de Janeiro de 2017. Todos os demais exemplares são temáticos e construídos em parte com materiais reciclados.






    Surpreendente é, ainda, a construção suspensa no teto ao hall de entrada dos serviços administrativos da Obra, para a qual se chama a atenção dos visitantes. Tem a forma de um abajur (aba-jour) gigante montado sob estrutura metálica donde caiem mil metros de fios invisíveis de sediela e plástico com setecentas e cinquenta bolas de enfeite, às cores, de tal efeito surpreendente que Joana Vasconcelos não desdenharia apadrinhar.


   Ontem, segunda feira dia 12, a Exposição foi apresentada e considerada aberta perante utentes e funcionários do Centro Paroquial e Social, estando presentes a Vereadora da Cultura da edilidade vianense, d Ana Margarida, o presidente da Junta de Freguesa de Lanheses, Filipe Rocha, o diretor da Obra Social e pároco residente de Lanheses e Meixedo, padre Daniel da Silva Rodrigues, recebidos com a cordialidade e gentileza do Coordenador Social dr. Vasco Araújo e a assistente social drª Catarina Vale e equipa do CPSRL. Agradeço o convite que me proporcionou divulgar esta bem enquadrada iniciativa.


   A Exposição está acessível dentro da data acima divulgada, de segunda a sexta feira entre as 10:30 às 12:00 horas e das 14:30 às 17:00 horas. 

   Em conformidade com a informação obtida no decorrer da visita, haverá lugar no Centro outra iniciativa neste Natal cujo programa está a ser ultimado. 

                                  A vereadora dos assuntos sociais da edilidade vianense, Ana Margarida e, Vasco Araújo, Coordenador Social da Obra Riba Lima.
    


                                                  ÁRVORE DOS POMPONS

                                                 ÁRVORE DAS PRENDAS

                                            ÁRVORE DOS SETE IDIOMAS

                                           ÁRVORE DAS CAIXAS DE CARTÃO

                                           ÁRVORE DOS TUBOS

                                            ÁRVORE-ESCADOTE

                                    ÁRVORES DAS MÃOS (dos utentes-em formação)


        Uma utente otogenária com memória de quarenta e arte de animadora talentosa, surpreende com um improviso cheio de graça e comicidade espontânea a dar um toque de animação e de imprevisibilidade ao momento da abertura da Exposição, ao declamar uma extensa composição em verso aprendida na escola aos oito anos de idade. Muito bem.



Fotos: doLethes
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...