sábado, 31 de agosto de 2013

MILHEIRAL COM CALOR DESDE O NASCER ATÉ DEPOIS DO SOL PÔR.





Até chispam os olhos do espantalho símbolo do Parque Verde.


Está garantido!. Haverá no Parque Verde, amanhã, SOL e CALOR a rodos para emprestar ao local da festa o ambiente ideal deste tipo de eventos. É uma oferta que não está contemplada no magnífico programa pensado pela organização, nem poderia em boa verdade dele constar pelas razões que todos compreendem. 

doLethes, porém, socorrendo-se dos meios informáticos de que dispõe, está em condições de afirmar que se devem manter as condições do tempo próprio do Verão, que no ano corrente têm sido excepcionalmente aquelas que caracterizam a estação mais quente do ano, pelo que se esgotaram totalmente os argumentos daqueles que esperavam ter descupa consistente para ficar em casa.

Esta era a "novidade" que o doLethes tinha reservado para publicitar hoje, embora a ninguém tenha passado pela cabeça que as condições climatéricas actuais pudessem alterar-se de modo a que a festa "ficasse estragada". Pois é, costuma dizer-se a propósito das travessuras do imprevisto, que as pessoas só se "lembram de Santa Bárbara quando troveja".

Em todo o caso e como com certeza não vai passar todo o tempo à sombra protectora de uma árvore, pode deixar o guarda-chuva em casa mas não o chapeuzinho que o possa proteger do Sol. Ou, se preferir, pode mesmo trazê-lo e como não necessita dele como "chapéu de chuva" (!) pode usá-lo como "chapéu" de sol



 PREVISÃO DO TEMPO PARA A FESTA DO MILHEIRAL NO DIA 1 DE SETEMBRO DE 2013.

AccuWeather.com Global
para LANHEZES


Friday (SEXTA-FEIRA) Pleasant with plenty of sunshine
RealFeel®: 29°C
High Temperature: 28°C
Low Temperature: 17°C


Saturday (SÁBADO) Bright and sunny
RealFeel®: 32°C
High Temperature: 28°C
Low Temperature: 18°C


Sunday (DOMINGO) Mostly sunny
RealFeel®: 31°C
High Temperature: 29°C
Low Temperature: 19°C

PROGRAMA GERAL É...BRUTAL!!!



(doLethes tem reservada uma surpresa que não está contemplada no minucioso e excelente programa da Festa do Milheiral 2013, a qual vai agradar, estou certo,  a todos os que vão estar no Parque Verde a partir do início da tarde do próximo domingo, dia 1 de Setembro. Mantenha-se ligado.)

PIQUENICÃO, POIS ENTÃO!



Os objectivos da Festa do Milheiral não se esgotam na diversão, nos eventos culturais, na animação musical, no concurso de espantalhos, na recuperação dos costumes e das tradições da lavoura, no lançamento à água da piroga monóxila construída pelo Mestre Caninhas, nas concertinas, nas danças e nos cantares. O que verdadeiramente se pretende é proporcionar às pessoas uma oportunidade de convívio, um encontro com o outro, uma reafirmação de amizade e consolidação das relações entre as pessoas.

O PIQUENICÃO é o melhor pretexto para a consecução dos objectivos primordiais da Festa do Milheiral. À volta de uma toalha de linho estendida à sombra de uma árvore as famílias juntam-se para degustarem os farnéis preparados na véspera, onde não faltam os tradicionais produtos caseiros não obstante estes serem cada vez mais raros por força da diminuição da produção própria daqueles bens.

À semelhança do que vem a ser feito em eventos desta natureza, ocorrerá no Parque uma feirinha onde serão expostos para venda géneros alimentícios provenientes dos lavradores locais, de quase tudo que pode ser cultivado ou criado por particulares, com predominância para os produtos hortículas, de fumeiro, vinho verde, fruta, azeite, mel e compotas variadas, tudo a preços extremamente convidativos. TODA A RECEITA QUE VIER A SER APURADA REVERTERÁ PARA A OBRA DO CENTRO SOCIAL RIBA LIMA, em fase de acabamento na freguesia.





sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MÚSICA E CANÇÕES PARA DESPERTAR EMOÇÕES.

               Alguns já conhecem das Tertúlias organizadas pela Junta de Freguesia de Lanheses, o duo musical formado pela cantora ANA FERREIRA e pelo pianista Paulo Pinto. São, sob variados aspectos, dois artistas de raro talento capazes de impressionar os mais exigentes apreciadores. Ela, Ana Ferreira, é dotada de uma voz muito bem modelada, trabalhada para interpretar diferentes tons e estilos musicais, clássicos ou populares, que lhe permitem encarar com todo o à vontade o diversificado reportório das suas interpretações. Paulo Pinto, que normalmente acompanha nos concertos a consagrada Ana Ferreira, é um pianista extremamente dotado e com larga experiência no acompanhamento da cantora.

                Antes da actuação do duo que é cartaz de música no programa do Milheiral, vão passar pelo palco das bétulas algumas jovens com aptidão para a interpretação de canções popularizadas por artistas consagrados da música nacional e estrangeira, com a curiosidade de serem naturais de Lanheses e das localidades vizinhas de Vila Mou e Fontão. É uma oportunidade que elas não vão desperdiçar para se darem a conhecer e,  ao mesmo tempo, receberem o estímulo dos aplausos do público presente que não deixará de lhes retribuir a disponibilidade que tiveram para animar o Festival.

                Tomem a devida nota da hora e do local onde irá decorrer o festival dos artistas nele anunciados.

               

           

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MILHEIRALZINHO PRÓS PEQUENINOS.

É festa é para todas as idades e aos mais jovens não faltam motivos para brincar, aprendendo. Jogos, pinturas faciais, balões figurativos, insufláveis, ateliers, teatro, palhaços, brincadeiras em grupo, música, cambalhotas na relva e tudo o mais que as crianças inventam quando se divertem em grupo.

Veja nos cartazes abaixo o local do Parque, as horas do início e o tipo de espectáculo adequado à idade e gosto dos seus filhos e/ou netos e estimule a sua participação no maior número deles.



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SÓ NÃO DANÇA QUEM DEPRESSA CANSA.

No Milheiral, antes da desfolhada é a DANÇA que vai animar o arraial. SOLINCA e ACADEMIA  JADANÇA vão dar espectáculo no palco do Parque Verde, a partir das 18h30, e não haverá espectadores porque "todo o mundo" vai entrar na dança! Ninguém será autorizado a ficar de fora, serão rejeitadas todas as desculpas por mais "esfarrapadas" que sejam!

É já no domingo, 1º dia de Setembro. Até lá, pode começar a ensaiar uns passos de aquecimento para que as pernas não dobrem e tenha que acabar de joelhos! Ia ser bonito!


terça-feira, 27 de agosto de 2013

DESFOLHADA MINHOTA, NO ENCERRAMENTO DA FESTA NO MILHEIRAL.

A FESTA NO MILHEIRAL que, no próximo domingo, dia 1 de Setembro, vai decorrer no Parque Verde de Lanheses, localizado junto ao rio Lima, numa organização da Junta de Freguesia, deverá  encerrar noite dentro com uma animada desfolhada minhota a qual contará com a participação de tocatas de grupos populares, exibição de marchas de rusgas de Ponte de Lima, Seara e Lanheses,  animadas com cantares e música regionais.

Em perspectiva um espectacular fecho da Festa do Milheiral 2013.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE LANHESES EM ÁLBUM FOTOGRÁFICO.

          


                 Tinha informado aqui no doLethes, numa das peças relacionadas com a realização do XXXIV Festival Internacional de Folclore que a Casa do Povo de Lanheses promoveu, com grande sucesso, no dia 3 deste mês no Terreiro da Casa do Paço dos Condes de Almada, que estava a ser preparado pelo nosso conterrâneo BRUNO RODRIGUES, um álbum de fotografias relativas àquele festival para divulgação através deste blogue.

               Na satisfação daquela informação, o doLethes tem o gosto de poder, agora, oferecer aos seus visitantes a possibilidade de seguir através de um álbum com 226 fotos seleccionadas do evento, num laborioso e magnífico trabalho do jovem amigo Bruno Rodrigues, a quem agradeço e felicito em nome pessoal e dos visitantes deste espaço, especialmente daqueles que  não puderam assistir ao vivo ao espectáculo por estarem ausentes de Lanheses.

                O visionamento está disponível no link


                                      
https://plus.google.com/photos/101074164158201409858/albums/5915655143369961073?partnerid=gplp0
             

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FALECIMENTO

         

         















                
                              Faleceu a drª MARIA CLARA MALHEIRO DE CASTRO, filha de Gaspar Malheiro de Castro e irmã da drª Ana Maria Castro, com residência nesta freguesia na Quinta de São Filipe, na Granja.

                    Pelo que chegou ao meu conhecimento as exéquias fúnebres da extinta decorreram em Viana do Castelo, onde também foi sepultada em jazigo da família onde jazem os seus pais.

                    À família da extinta em particular à drª Ana Maria apresento em nome pessoal e da minha família sentidas condolências.

domingo, 25 de agosto de 2013

FEIRA DE ARTESANATO EM ESPOSENDE.

ESPANTALHOS VÃO À FESTA DO MILHEIRAL.




Concurso e exposição de Mini-Espantalhos


 Regulamento Simplificado

1 – O concurso e exposição de mini-espantalhos tem lugar no dia 1 de setembro, no Parque Verde de Lanheses;
2- Podem ser apresentados trabalhos individuais ou de representantes de lugares da freguesia de Lanheses (com a devida identificação dos seus autores);
3 – Cada espantalho terá de ter a altura mínima de 0,30 m e máxima de 0,80 m. Deverá ter um sistema central de suporte (pau ou ferro);
4 – Os espantalhos têm de ser entregues no Parque Verde de Lanheses, até às 10,30 horas do dia 1 de setembro, mas de preferência até ao dia anterior (para organizar exposição);
5 – Não serão atribuídos prémios mas apenas classificações;
6 – À Junta de Freguesia de Lanheses reserva-se o direito de ficar detentora dos espantalhos submetidos a concurso e exposição e apenas para efeito de exposições (com a devida identificação dos seus autores).

                                            Espantalhos do Milheiral 2012

sábado, 24 de agosto de 2013

RÉPLICA DE PIROGA MONÓXILA DE HÁ 2200 ANOS VAI SER LANÇADA À ÁGUA EM LANHESES (Viana do Castelo) NA FESTA DO MILHEIRAL.

 

A 17 de Março de 2002, Francisco Pinto Agra, natural de Lanheses, quando andava à pesca da lampreia no rio Lima no sítio da Passagem, descobriu duas antigas embarcações parcialmente enterradas na areia, junto à margem, mais tarde identificadas com embarcações monóxilas (construídas de um só tronco), datadas com cerca de 2200 anos. Aquelas antigas embarcações encontram-se actualmente em Lisboa por exigência de condições especiais de preservação e adequado acondicionamento, constituindo uma aspiração inalienável da autarquia e da população lanhesense fazê-las regressar a esta freguesia logo que estejam criadas as condições para o efeito.

Entretanto, estimulado pelo sucesso alcançado na construção de uma réplica do antigo barco do rio Lima água-arriba, uma embarcação com mastro e vela quadrada-redonda e fundo chato com mais de 13m de comprimento, baptizado com o nome de "LANHEZES" , Manuel João Castro Franco da Rocha, popularizado no meio local com o epíteto de Caninhas, regressado definitivamente à sua terra natal depois de ter estado emigrado algumas décadas e, na actualidade, dedicado aos barcos e à pesca com carteira de piloto certificada, empreendeu novo projecto presenteando-nos agora com a construção totalmente artesanal de uma réplica de piroga monóxila em tudo idêntica ao original afortunadamente recuperado no rio.

Esta cópia, que vinha a ser preparada após terminado o do barco água-arriba pelo Caninhas na sua residência, resulta do escavamento artesanal de um tronco inteiriço por ele próprio criteriosamente escolhido para aquele fim, usando ferramentas próprias de uso manual, tem data marcada para a cerimónia do seu lançamento à agua no próximo dia 1 de Setembro, no decorrer da Festa do Milheiral que se realizará no Parque Verde nesse dia, contando com a presença do vice-campeão olímpico de canoagem o limiano FERNANDO PIMENTA, para apadrinhar o acto.


Canoagem: Fernando Pimenta pode mudar de nacionalidade para ir aos Mundiais

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

QUE VÃO CORTAR AO...CARAGO!

             A manta já está tão esfarrapada pelos cortes do governo que está prestes a nem servir para cobrir "as partes". Ainda um cidadão mal percebeu que lhe "raparam", de novo,  o resto do pouco que lhe deixaram do último assalto, logo se aprestam para a furar até ao último fio! E a diferença que há em relação às anteriores vítimas do esbulho impiedoso a que vêm sendo sujeita uma boa parte da população do país, é que são sempre os mais débeis economicamente, reformados e pensionista, que em nada contribuíram para a ruína a que os políticos levaram este pobre  Portugal, a arcar com as custas dos prejuízos.

            Com a aproximação de eleições o discurso da falta de alternativa ao saque a que alguns portugueses têm sido forçados passou, como era esperado, a ser um pouco açucarado mas (convenientemente) cauteloso,  não vão os contribuintes à força pensar que a grilheta que os prende ao cepo será brevemente aliviada. Que sim, há sinais de retoma da economia, os juros dos empréstimos são mais comportáveis, o desemprego estagnou, ainda não dá para festejar, mas haja paciência, muita esperança no futuro. Por agora há que contar com o que está "cozinhado" no OE (Orçamento de Estado) para 2014. E, o que podemos esperar, então? Mais cortes nas pensões e reformas dos nababos que recebem acima do ordenado mínimo, serviços de saúde mais caros, encargos gerais a crescerem, agravamento do IRS,  aumento da contribuição para a ADSE, aumento da tabela do IMI, cortes, cortes e mais cortes a ponto de um cidadão perder a paciência e soltar um

                              QUE VÃO CORTAR AO...CARAGO!,

antes que a debilidade física e mental o não permita.





            

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FESTA NO MILHEIRAL 2013 -PARQUE VERDE DE LANHESES (Viana do Castelo).




O LOCAL ONDE LANHESES MELHOR PODE RECEBER QUEM NOS VISITA.

ESPAÇO AMPLO, ÁRVORES QUE DÃO SOMBRA À RELVA ONDE A TOALHA SE ESTENDE COM O FARNEL, OXIGÉNIO A RODOS  PRODUZIDO  NATURAL E GRATUITAMENTE NO LOCAL, ÁGUAS CRISTALINA DESLIZANDO  DOLENTES  PELO LEITO DE AREIA FINA E BRANCA DO LETHES LENDÁRIO A ESPELHAR AS SILHUETAS DAS MONTANHAS DO VALE  QUE O ENVOLVE ATÉ VIANA, JOGOS,  ARTE, DIVERTIMENTO, CONVÍVIO, MÚSICA, DESPORTO, PASSEIO NO “ÁGUA-ARRIBA”, ATELIERS, DESFOLHADA MINHOTA, ALEGRIA, FESTA!

MILHEIRAL 2013  

(CARTAZ)


RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...