quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PAGUE MENOS LUZ.

               A DECO ESTÁ a patrocinar uma campanha no sentido de angariar o maior número de consumidores de energia eléctrica com vista a OBTER O MELHOR PREÇO das empresas fornecedoras de electricidade. Como é sabido, há muito que o fornecimento de energia ao domicílio está liberalizado, sendo a adesão livre e voluntária. Até agora, o número dos que optaram por trocar  a fornecedora tradicional pelas novas fornecedoras não é muito elevado, ou porque não vêem ainda interesse em mudar ou por falta de estímulo para o fazer.

              No entanto, a iniciativa da DECO é muito bem pensada e pode resultar numa diminuição significativa nas tarifas vigentes. O processo é simples e os dados a fornecer são poucos.  Pelas inscrições já registadas os aderentes são já perto de 150 000 EM APENAS TRÊS DIAS E, no final da campanha, será feito um leilão onde as empresas concessionárias apresentarão o MELHOR PREÇO para garantir os contratos de um número muitíssimo considerável de novos clientes que a DECO lhes entregará.

             

            A adesão à campanha decorre na net no site abaixo indicado. É muito simples e as indicações são claras.

                                 www.paguemenosluz.com


https://www.paguemenosluz.pt/?utm_source=PROTESTE&utm_medium=TAKEOVER&utm_content=Takeover1&utm_campaign=paguemenosluz

FALECIMENTO.

             

                        FELICIANO RODRIGUES LIMA DE CARVALHO, casado, de 85 anos de idade, com residência habitual no lugar do Sobral, faleceu hoje 28 de Fevereiro, por motivo de doença.

                O funeral deste nosso conterrâneo vai realizar-se amanhã, sexta-feira, dia 1 de Março, pelas 16 horas, saindo o corpo da residência acima mencionada em cortejo fúnebre para a Igreja Paroquial, onde decorrerão as cerimónias religiosas, findas as quais irá a enterrar no cemitério desta freguesia.

                Aos familiares do extinto apresento as minhas condolências.

FALECIMENTO.

          

                       ROSA RODRIGUES ANTUNES, viúva, de 97 anos de idade, com residência habitual no Lugar do Peitilha, faleceu hoje 28 de Fevereiro, vítima de doença.

                O funeral desta nossa conterrânea vai realizar-se amanhã, sexta-feira, dia 1 de Março, pelas 10 horas, saindo o corpo em cortejo fúnebre da sua residência no mencionado lugar da Peitilha para a Igreja Paroquial desta freguesia, onde decorrerão as cerimónias religiosas, findas as quais irá a sepultar no cemitério local em jazigo da família.

                Aos familiares da extinta apresento as minhas condolências.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA.



 FUTEBOL DE FORMAÇÃO:



                                        

                                                            FUTEBOL SÉNIOR:



                   TAÇA DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VIANA DO CASTELO
                                                                 1/8 de final
                                                               
                                                                 SORTEIO 


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EEI (ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL)

              A Estação Espacial Internacional (ISS - International Spacial Station, em inglês), que gira à volta da Terra a uma altura média de mais de trezentos quilómetros, a uma velocidade de cerca de 27 000Km/hora completando 15,7 voltas diárias, é um projecto que engloba países como os EU, Rússia, Japão,  Europa e Canadá. A nave é tripulada podendo nela viajar seis pessoas.

             O laboratório pode ser visto a olho nu com o céu limpo distinguindo-se facilmente das estrelas pelo movimento que executa na órbita que realiza, especialmente antes de nascer o sol e no início da noite.

             Tive oportunidade de a detectar na última sexta-feira pelas 18,45 durante o curto espaço de 4', vinda de noroeste para nordeste. Em termos práticos e tendo como referência o local onde me situava (Lanheses), o movimento da nave fez-se do lado da Serra d'Arga vinda do lado de Caminha, para desaparecer no sentido de Ponte de Lima, a ocidente, numa elipse bastante baixa. Hoje, a passagem cumpriu-se pelas 19,26 numa órbita iniciada a partir da posição de Viana do Castelo a Oriente, no sentido de Leste percorrendo o espaço por cima do Vale do Lima, em cinco minutos, quase por cima de Lanheses.

            Não disponho de máquina fotográfica com características próprias para registar o laboratório espacial. Consegui, porém, obter o registo do ponto luminoso em movimento no céu,que mais parece um pirilampo. 


                                          Deformação por movimento no momento do click
                            Idem.
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CREPÚSCULO NO RIO LIMA NUM DOMINGO DE FEVEREIRO.

          

              Quando publico imagens ou escrevo no doLethes sobre o Rio Lima, o "nosso" rio que banha dos Seixos até à ponte a margem direita de Lanheses, estou mais a pensar  nos ausentes do que naqueles que, como eu, aqui residem permanentemente. Ao contrário do que alguns possam pensar há sempre alguma coisa que muda no cenário da beira-rio, só o mistério do seu encantamento permanece imutável seja qual for o cenário do momento em que ali permanecemos.






               Numa brevíssima visita feita no lusco-fusco do terminar do dia de domingo, desafiando um vento fino a pedir agasalho e a recomendar prudência na deambulação ribeirinha, especialmente aos jovens corajosos que levei por companhia, colhi algumas fotos do momento para partilhar com os visitantes do blogue, as quais, espero, possam produzir idênticos sentimentos que a mim próprio me inspiraram. 



AMAZING GRACE (Graça Maravilhosa)

O criador desta maravilhosa música, John Newton, tem uma história de traficante de escravos cuja actividade viria a abandonar após ter saído com vida de uma tempestade no mar durante a qual  teve que substituir o marinheiro do leme do barco onde transportava escravos, arrastado do seu posto pela fúria das ondas.

No epitáfio da sua sepultura foi escrito:

 "John Newton, uma vez um infiel e um libertino, um mercador de escravos na África, foi, pela misericórdia de nosso senhor e salvador Jesus Cristo, perdoado e inspirado a pregar a mesma fé que ele tinha se esforçado muito por destruir." 

Compôs numerosas músicas entre as quais AMAZING GRACE, cuja tradução para português significa
"Graça Maravilhosa", tendo escolhido esta versão por estar legendada facilitando a compreensão dos sentimentos profundos que a melodia em si transporta,e, muito por este dia de sol radioso e límpido que hoje temos a graça de viver.




domingo, 24 de fevereiro de 2013

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA



AF Viana do Castelo
Divisão de Honra
2013.02.24

                 V. Piães, 2 - UNIÃO DESPORTIVA DE LANHESES, 1

                      O UDLanheses não evitou e derrota na deslocação a Vitorino de Piães permanecendo um ponto acima da linha de água vendo o Bertiandos a aproximar-se por ter ganho empatado no encontro que disputou no seu terreno contra o Correlhã.

                      A surpresa da jornada foi a inesperada derrota do SC Courense na casa do último classificado, o Vila Franca por um concludente 3-1, que lhe valeu a perda da liderança por troca com o SC Valenciano, que bateu no seu reduto o Cerveira pela marca de 3-2. Os raianos confirmam a sua determinação em vencer a prova, chegando à liderança numa fase decisiva do campeonato.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO.

JORNADA 212013-02-24
AD Campos 1-0 GD Moreira do LimaSugerir Video
FC Vila Franca 3-1 SC CourenseSugerir Video
Bertiandos 0-0 ADC CorrelhãSugerir Video
Távora 0-1 CastelenseSugerir Video
ARC Paçô 1-2 Neves FCSugerir Video
Vitorino de Piães 2-1 UD LanhesesSugerir Video
Valenciano 3-2 CerveiraSugerir Video



PJVEDGMGSDG
1Subiu 1 posições Valenciano482015324114+27
2Desceu 1 posições SC Courense472015233820+18
3Neves FC40191315229+13
4Cerveira341911173422+12
5ADC Correlhã32209562818+10
6Subiu 2 posições AD Campos29198562518+7
7Desceu 1 posições GD Moreira do Lima29208572724+3
8Desceu 1 posições Vila Fria28198472423+1
9Vitorino de Piães242073102630-4
10Subiu 2 posições Castelense20204881626-10
11Desceu 1 posições Távora192054112031-11
12Desceu 1 posições UD Lanheses191954101829-11
13Bertiandos182053122138-17
14ARC Paçô162044121632-16
15FC Vila Franca111932141638-22



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA.

                                             Não se prevêem alterações significativas na classificação geral na jornada 21 da Divisão de Honra da AF Viana do Castelo, relativamente aos primeiros classificados. O jogo com mais interesse vai disputar-se em Valença, onde se desloca o Cerveira, o actual quarto classificado da geral à distância de 11 pontos dos raianos. O jogo tem interesse pela rivalidade existente entre os dois vizinhos e o que é mais vulgar acontecer em encontros desta natureza é que chegue ao fim empatado não causando, porém, qualquer surpresa a vitória caseira dos comandados de Rogério Brito.

                                De resto, o Courense, líder da prova com dois pontos de avanço sobre provável campeão da prova (o Valenciano),  desloca-se à casa do último classificado sendo natural que amealhe os três pontos e mantenha, assim, a liderança.

                                O Neves FC posiciona-se actualmente no 3º lugar mas já leva 13 pontos de desvantagem em relação ao Courense e 11 a menos que o Valenciano. Desloca-se a Paçô, o penúltimo classificado.

                               O UDLanheses por sua vez vai jogar a Vitorino de Piães onde, tradicionalmente, encontra muitas dificuldades para alcançar êxito. No caso de somar os três pontos da ordem ultrapassará o rival de amanhã que segue à sua frente, com mais dois pontos. Não conheço o valor do Piães mas estou convicto, pelo que os lanhesences têm vindo a fazer, designadamente, no último domingo em que perdeu em casa no derradeiro minuto do jogo com o Valenciano num lance infeliz do seu guarda-redes, têm argumentos bastantes para virem de Piães com os três pontos na bagagem. A não ser que circunstâncias externas se venham a sobrepor ao valor dos dois conjuntos.




"A AURORA DO LIMA"

            

           O semanário "A AURORA DO LIMA", dedica na edição desta semana que ontem, quinta-feira, dia 21 veio a público, uma página a cores totalmente preenchida com noticiário respeitante à freguesia de Lanheses, onde se destacam o início das obras de alargamento da Rua do Estádio, o desfile carnavalesco do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima. Na página respeitante à informação desportiva vem noticiada a ida para Moçambique de Rogério Gonçalves para treinar o Ferroviário de Nampula.

            Com destaque na primeira página estão o abandono por parte do Governo da demolição do Edifício Jardim ou "Prédio do Coutinho" e a manifestação dos trabalhadores e povo de Viana contra o estado dramático em que se encontra os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

           O preenchimento das restantes páginas das 24 que que fazem esta edição, é composto com noticiário de freguesias do concelho de Viana do Castelo, merecendo destaque a que se refere ao recente falecimento do padre Alípio da Silva Lima, pároco residente de Vila Nova de Anha.


           A "A Aurora do Lima" vai no 158º ano de existência, sendo o mais antigo jornal que se publica em Portugal continental, tendo vindo a ocupar um espaço independente de informação regional e nacional de grande valor que lhe confere uma dignidade ímpar na imprensa da especialidade. Estando a viver tempos muitos difíceis que põem em causa a sua continuidade futura, vem fazendo sucessivos apelos aos seus assinantes para procederam à renovação das suas assinaturas anuais, e, bem assim, a apelar à subscrição de novas adesões que lhe possibilitem manter os postos de trabalho dos seus colaboradores e a continuação da sua existência.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

AVÉ MARIA.

AVÉ MARIA, DE SCHUBERT, PARA VOS DESEJAR UM BOM DIA. ORQUESTRA DE ANDRÉ RIEU (DE NOVO). CANTADA POR

MIRUSIA LOUWERSE,  FILHA de pais holandeses, nascida e criada na Austrália(1985).


A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...