sábado, 31 de março de 2012

FACTOS & FOTOS PARA PARTILHAR

                                                 A FIGUEIRA DEVOLUTA


             Quem estiver a precisar de uma figueira, tem aqui esta devoluta. Não dá figos, para já, mas quem teve a ideia de ali colocar o anúncio deve ter pensado em alguma sugestão para cativar algum comprador. Um dia, segundo a tradição bíblica, alguém se serviu dela para expiar a maldição de uma traição cometida a troco de trinta dinheiros... Como traidores é o que mais abunda por aí...

                   ...a corda é de graça.

sexta-feira, 30 de março de 2012

O RODODENDRO QUE NUNCA SERÁ VELHO.

                      Braço do RHODODENDRON da família das ericáreas, orientado para dentro do jardim da Casa do Paço-Turismo de Habitação, da Casa d'Almada, em Lanheses.

       A grande actriz Dona PALMIRA BASTOS, na última peça que interpretou no Teatro Avenida, em Lisboa, gravada ao vivo e transmitida posteriormente pela RTP, intitulada "As Árvores Morrem de Pé", que recordo como uma das mais interessantes que me foi dado ver na vida, concluiu a sua fabulosa interpretação, que seria também a derradeira da sua extraordinária carreira artística, com a frase -"Morta por dentro, mas de pé, de pé, como as árvores!"

                    O mesmo ramo, de outro ângulo.

          Lembrei-me de evocar aqui a cena final da peça teatral em que a frase foi proferida e recuperar mentalmente tanto quanto possível a visão da figura austera da personagem de cabelo branco vestida de preto, hirta e de testa bem levantada, batendo nas tábuas do palco a bengala que segurava na mão direita, dando à deixa o tom dramático como só ela conseguia:-"Morta por dentro, mas de pé, de pé como as árvores", para a tomar como ajustada metáfora de uma vida longa mas mesmo assim vida até ao limite, tal qual a do vetusto "Rododendro" da Quinta do Paço de Lanheses-Turismo de Habitação, da Casa d'Almada, o qual, iludindo a inexorabilidade do tempo continua a florir indiferente às muitas primaveras que já decorreram desde a primeira vez que isso aconteceu.

                      Mesmo com brechas abertas, o ramo aguenta-se e floresce.

         Com efeito, do seu tronco de porte a imitar as árvores frondosas suas vizinhas, -ele que é um arbusto que superou a escala dos da sua espécie-, carcomido, sim, mas de pé, eleva dois braços onde corre seiva e nascem belas flores. Tal como acontece com as árvores, também os homens, podem, merecem e devem terminar as suas vidas, de pé.


                    O ramo sobre a estrada 202, também com flores.


        


             RODODENDRO: O RESISTENTE QUE DESAFIA O TEMPO!

FACTOS & FOTOS PARA PARTILHAR

  

             Quem transita na estrada 202 no sentido Ponte de Lima -Viana do Castelo (Leste-Oeste)  pela margem direita do Lima, ao atravessar a ponte em Fontão já sabe, a partir de agora, onde está sem necessidade de recorrer ao GPS, roteiro, ou, solicitar a alguém que por ali ande a informação, porque, de há algum tempo a esta parte ficará a sabê-lo ao entrar na primeira curva que lhe aparece pela frente e do lado direito, onde foi implantada há já algum tempo uma placa toponímica com o nome e referências mais relevantes da freguesia mais ocidental do concelho de Viana do Castelo, LANHESES.


         

                 Simples, elucidativa, bonita, útil. Visitantes, este é o nosso (novo) cartão de identidade.

            BEM-VINDOS, À NOSSA TERRA!|

quinta-feira, 29 de março de 2012

FALECIMENTOS.


Crucifixo - JESUS CRISTO 
JOSÉ GOMES RODRIGUES MENDES, casado, com 78 anos de idade, natural desta freguesia e a residir actualmente no Algarve, faleceu ontem quarta-feira, dia 28, vítima de doença.
BENJAMIM GONÇALVES FERREIRA, casado, com 75 anos de idade, natural desta freguesia e a residir actualmente em França, faleceu hoje, quinta-feira, dia 29, por motivo de doença.
Os funerais destes nossos conterrâneos decorrerão nos locais onde tinham a residência permanente há muitos anos.
Ás famílias enlutadas apresento as minhas condolências.



 

quarta-feira, 28 de março de 2012

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA - Calendário de Jogos



CHAMEM A POLÍCIA!




Um "negócio" surreal

"

 
A história trágico-financeira-política do BPN atravessa dois governos e é assustadoramente surreal (ou talvez antes neo-abjeccionista): "nacionalizado" por um Governo PS, isto é, nacionalizadas as suas dívidas, a maior parte resultante de trafulhices, e detido o seu guru-mor, Oliveira Costa, enquanto os demais responsáveis continuam a andar por aí de cabeça despudoradamente erguida e como se não fosse nada com eles, coube a um Governo PSD/CDS "privatizá-lo" de novo.
Os jornais publicaram há dias a notícia de um grupo norte- -americano que se disporia a dar 600 milhões pelo BPN. Parece que, apesar de repetidas tentativas, nunca conseguiu chegar à fala com o Governo. E o Governo, não tendo melhor oferta, acabou por vendê-lo a um banco, o BIC, de Isabel dos Santos, filha de Eduardo dos Santos, e de Américo Amorim, pela módica quantia de 40 milhões de euros.
Entraram, pois, 40 milhões nas contas do Estado? Não: saíram (mais) 600 milhões, pois o Governo PSD/CDS comprometeu-se, para que o BIC fizesse o favor de "comprar" o BPN por 40 milhões, a dar-lhe... 600 milhões. Parece que para o "viabilizar". E ainda a emprestar- -lhe outros 300 milhões a 0% de juros. E a ficar com o encargo de metade dos seus trabalhadores.
Não foi um negócio da China, foi um negócio de pôr os olhos em bico. E, como em negócios assim há sempre um otário, adivinhe o leitor a que bolsos irão parar os seus subsídios de férias e de Natal."

 (Crónica de Manuel António Pina, publicada hoje no JN)

domingo, 25 de março de 2012

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA.

            A F Viana do Castelo
            Divisão de Honra
            2012.03.25


                          UD LANHESES foi às neves mas não levou skis.
                        

                  GD Neves, 2 -  UNIÃO DESPORTIVA DE LANHESES (udl), 0

         Quinto (UDL) contra o segundo com, respectivamente, 30 e 38 pontos na tabela da classificação geral, com o UDL a querer aumentar a série de NOVE jornadas sem conhecer a derrota!

         Não foi feliz nas Neves. UDL não sabe esquiar, oh!



                 
JORNADA 21
Visitado
Visitante

Ponte da Barca 3-0 GD Moreira do Lima

Castelense 1-1 FC Vila Franca

Darquense 1-2 Távora

Ancorense 1-1 Correlhã

Monção 2-1 SC Courense

Neves FC 2-0 UD Lanheses

Vitorino de Piães 2-1 Valenciano

Pos.EquipaPJVEDGMGS

1Ponte da Barca422112633715

2Neves FC412113263016

3SC Courense362110653118

4Monção36219933423

5UD Lanheses30219392426

6Correlhã30218672521

7Valenciano29218582822

8Castelense282161052531

9Távora26217592934

10GD Moreira do Lima252174102531

11FC Vila Franca24215972428

12Darquense222164113442

13Vitorino de Piães212163122537

14Ancorense122126132653

FEIJÃO A FEIJÃO JUNTA-SE UM MILHÃO...

            Mais de um milhão de euros (!) deverá atingir o custo final da Obra Social Riba Lima, onde irão funcionar a Creche, Infantário, Centro de Dia e o Apoio Domiciliário, serviços de assistência social que começarão a ser prestados, em parte, a partir de Setembro do corrente ano, como já aqui demos conhecimento.

            Sem ter podido beneficiar até agora do apoio governamental apesar de terem sido já concedidas verbas para a Creche e Centro de Dia, todo os encargos até aqui assumidos têm vindo a ser honrada e religiosamente cumpridos com recurso a empréstimos de particulares e, em menor valor, bancário e por via da angariação de fundos junto das populações envolvidas no projecto, com destacada evidência para a freguesia de Lanheses onde, quer através de comparticipações mensais de muitos beneméritos aqui residentes, quer por via das múltiplas iniciativas até agora levadas a cabo, se têm vindo juntar montantes muito significativos para obstar à interrupção dos trabalhos de acabamento das instalações.

            Há quinze dias atrás decorreu no edifício inacabado um  almoço-convívio que agregou cerca de trezentas inscrições que degustaram um "tremendo" cozido "à maneira do Minho", confeccionado com produtos regionais oferecidos pelas famílias de Lanheses a quando da visita do grupo das "Janeiras". Hoje, no mesmo local, aproveitando o excedente não utilizado no último almoço, foi servida uma "substancial" feijoada a mais de centena e meia de participantes de que alguns só por pudor não repetiram mais do que uma vez....para dar espaço ao "divinal" leite-creme que viria a seguir.

             Feijão a feijão se há-de chegar ao milhão.

                                          Aqui vão as imagens recolhidas durante o almoço.

                             Uma boa "Chefe" trabalha em qualquer espaço..

                              
                                 A logística preparada para abastecer a frente de ataque...

                                    As "mensageiras" distribuem as missões entre si.

                                            À espera do arranque.









                                        Aqui está ela! (a feijoada, "à maneira", claro)

                                           Antes, a sopinha, quentinha e gostosinha.


                                         Bom aspecto. Ah, já salivo.... Sirvam-se, por favor.







                                     Não eram a maioria mas estavam lá (também) as crianças.


                                          Porto, Benfica e Sporting. Quem diria?


                                             Mais uma conversazinha...

                                           Nem são precisas palavras....


                  O Luís Pedro mete a mão no saco mas o avô não teve direito a prémio.

                     Final de "morrer"....


 Alçados sul e nascente. No primeiro andar, os quartos.


sábado, 24 de março de 2012

ATENÇÃO À MUDANÇA DA HORA LEGAL.

Relógios avançam uma hora na madrugada de domingo

           Os relógios vão adiantar uma hora na madrugada de domingo, dando início ao horário de verão em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). 


         Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira a mudança ocorrerá à 01:00 da manhã, com os relógios a adiantarem para as 02:00, enquanto nos Açores a alteração será feita à meia-noite de domingo, passando para a 01:00.

 Deite-se mais cedo um hora para não dormir menos.

"CABRITO DA PÁSCOA" , VAI JUNTAR OS AMIGOS DO UD LANHESES.



             O UNIÃO DESPORTIVA DE LANHESES (UDL) pretende instituir uma tradição para ser levada a cabo anualmente no período pascal, onde possa juntar todos os sócios, simpatizantes e amigos do clube, com vista a proporcionar-lhes um momento de confraternização e, simultâneamente, motivar os lanhesenses para ajudarem a instituição nos objectivos que vem desenvolvendo em prol da juventude e da animação cultural da freguesia.

          O encontro deste ano vai realizar-se na Escola Secundária EB 2,3/S de Lanheses, no dia 5 do próximo mês de Abril, pelas 20 horas, constando da ementa o cabrito tradicional da Páscoa e outras iguarias do rico cardápio seleccionado, conforme cartaz acima publicado.

          Há animação, a cargo de um conjunto de concertinas a interpretar música popular regional.

sexta-feira, 23 de março de 2012

CASA DO POVO DISPONIBILIZA ESPAÇO PARA TEMPO DE FÉRIAS.



                    


       Durante as férias escolares da Páscoa, a Casa do Povo de Lanheses (CPL), disponibiliza um espaço lúdico para crianças com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos, a partir de segunda-feira, dia 26 de Março, no seguinte horário: 

Manhã: 8h30 às 12h30
Tarde: 13h30 às 17h30

         Naquele período as crianças serão permanentemente acompanhadas pela colaboradora da CPL, estando a utilização das instalações restringidas apenas para este fim.

        Para mais informação contactar a secretaria da Casa do Povo: 258733933, 96 5787709 (Vera), 93 2566985 (Carvalhido), 937665570 (Lurdes).

FACTOS & FOTOS PARA PARTILHAR.

        

     

            CONTORNOS DA PALAVRA.


            Vai decorrer no dia 17 do próximo mês de Abril, pelas 16 horas, na Escola EB 2,3/S, em Lanheses, mais uma iniciativa consignada ao tema "CONTORNOS DA PALAVRA", com a participação principal do autor FERNANDO JOSÉ MACHADO DA COSTA, durante a qual estará em apreciação uma das suas publicações  com o título  "A Minha Vida Começa Depois da Escola".


            O encontro pretende interessar o corpo docente e alunos dos cursos secundários da Escola e encarregados de educação, mas, é também aberto ao pessoal não docente e outros interessados, que, porém, deverão previamente inscrever-se para o efeito em virtude da limitação do espaço onde a sessão terá lugar.


 

RESULTADO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM LANHESES (Viana do Castelo), EM 10.03.24

                 A votação decorreu na sede da Junta de Freguesia à semelhança do que vem sucedendo desde há já alguns anos.        Os vota...